Microsoft compra gigante de games por US$ 68,7 bilhões
A gigante de tecnologia anunciou a intenção de compra da Activision Bizzard, uma das empresas mais conhecidas no mundo dos games
18/01/2022A gigante de tecnologia Microsoft anunciou hoje a intenção de compra da Activision Bizzard, uma das empresas mais conhecidas no mundo dos games e publicadora da famosa franquia “Call of Duty”. A operação de compra vai custar US$ 68,7 bilhões.
A compra une duas das maiores forças em videogames do mundo. Na maior compra de todos os tempos, a Microsoft pagará US$ 95 por ação em dinheiro para uma das maiores editoras de jogos dos Estados Unidos, conhecida por títulos como Call ofDuty e World of Warcraft.
O CEO da Activision, Bobby Kotick, continuará exercendo essa função, disse a Microsoft. Assim que o acordo for fechado, o negócio da Activision Blizzard se reportará a Phil Spencer, que lidera a Microsoft Gaming, informou a Bloomberg.
Aquisição da Activision ajuda a Microsoft a ampliar oferta do Xbox
A adição de títulos populares da Activision ajudará a Microsoft a expandir suas próprias ofertas para o console Xbox e competir melhor com o PlayStation, da rival Sony.
A Activision tem uma longa história com o Xbox. A maior franquia da editora, Call of Duty, fez sucesso em grande parte devido à inovadora plataforma online da Microsoft, Xbox Live, que permite que os jogadores se conectem para partidas multiplayer.
A maioria dos jogos da Activision são publicados em consoles Xbox. “Esta aquisição acelerará o crescimento dos negócios de jogos da Microsoft em dispositivos móveis, PCs, consoles e nuvem e fornecerá blocos de construção para o metaverso”, disse a Microsoft em comunicado nesta terça-feira.
Activision foi denunciada por assédio
Uma das editoras mais lendárias do setor, a Activision está envolvida em controvérsias há meses em meio a vários processos por alegações de discriminação e assédio de gênero. Kotick, que lidera a empresa há três décadas, está sob pressão dos funcionários para se demitir.
O escândalo afetou uma empresa, que já lutava para se adaptar ao fim de um boom de videogames alimentado por pandemia. Em novembro, a Activision atrasou dois de seus jogos mais esperados e deu uma previsão de vendas para o quarto trimestre que ficou aquém das expectativas de Wall Street, fazendo as ações despencarem.
Com a aquisição anunciada, a Microsoft pode se tornar a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás da Tencent e Sony.
A compra da Activision Blizzard já era esperada pelo mercado. Líder no desenvolvimento de jogos e publicações de conteúdo interativo, essa operação deverá acelerar o crescimento do segmento de games da Microsoft, por meio dos dispositivos móveis, PC, consoles e nuvem.