Site da Saúde com dados de vacinação sofre ataque hacker
Plataformas do DataSUS, Painel Coronavírus e Conecte SUS, com dados de vacinação foram atingidas por ataque hacker do tipo ransomware
10/12/2021O site do Ministério da Saúde foi invadido na madrugada desta sexta-feira, 12, e saiu do ar. Plataformas como DataSUS, Painel Coronavírus e Conecte SUS, que exibe dados de vacinação contra a covid-19, também foram atingidas. O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético.
Ao tentar acessar o portal, os usuários encontraram o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos.” A mensagem, ao final da madrugada, ficou indisponível, mas as plataformas continuaram fora do ar.
Saiba mais:
- Como evitar ataques do tipo ransonware
- Brasil exige miniquarentena de viajantes sem vacina a partir de sábado
- PF investiga a ataque de hacker ao Tesouro
No topo da página, há um aviso de “ransomware” (software intencionalmente feito para causar danos a um servidor). Ou seja, está tendo a restrição do acesso ao sistema, infectado com uma espécie de bloqueio. Além disso, os responsáveis pedem para que seja feito um contato através de uma conta do Telegram ou e-mail, “caso queiram o retorno dos dados”.
Ataque hacker do tipo ransomware impede acesso a dados de vacinação
Nas redes sociais, há diversos relatos de pessoas preocupadas com o desaparecimento de seus dados no Conecte SUS. Ao tentar logar no aplicativo, usuários se deparavam com uma mensagem de erro e não conseguiam acessar os dados de vacinação da covid-19, já que a plataforma é responsável por emitir o certificado de imunização.
Atualmente, o documento é exigido para ter acesso a diversos lugares pelo Brasil, como shows, jogos de futebol e restaurantes, além de ser obrigatória para viagens ao exterior.
Enquanto o sistema nacional está fora do ar, aqueles vacinados na capital paulista podem recorrer à Plataforma da Saúde Paulistana (e-saúdeSP). Entre outras funcionalidades, a aplicação traz os dados de imunização do usuário.
O DataSUS, sigla para Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, fomenta e avalia ações de informatização do SUS. Além disso, é responsável por definir como são feitas a captação e a transferência de informações em saúde, com o objetivo de integrar bases de dados e sistemas implantados.
Segundo o site do departamento, em 25 anos de atuação, já desenvolveu mais de 200 sistemas para a pasta. Com os servidores instalados em duas salas-cofre, em Brasília e no Rio de Janeiro, aponta ser capaz de “armazenar informações sobre saúde de toda população brasileira”.
Já o Painel Coronavírus traz o mapeamento da doença no País. Com dados sobre casos e mortes, mostra a evolução do vírus no País.
Até o momento, não há informações sobre como o ataque foi realizado. O Ministério da Saúde ainda não se pronunciou. (AE)