Miraitowa veste azul, e Someity, rosa; conheça os mascotes olímpicos
Os mascotes Miraitowa e Someity estão em toda parte, garantindo alegria, lucros e representando a inventividade do Japão
22/07/2021Os mascotes olímpicos Miraitowa e Someity são conterrâneos de personagens famosos como Hello Kitty e Pokemon. Também são divertidos e coloridos, mas sua função vai além de licenciamentos de marcas para reforçar vendas. Eles foram criados para ajudar na comunicação dos jogos e para reforçar a imagem de tecnologia e criatividade do Japão.
Miraitowa representa os jogos Olímpicos, e Someity, os Paraolímpicos. Os mascotes que estarão na abertura oficial dos Jogos. Por causa das restrições do covid-19, este ano haverá bem poucos torcedores presentes.
Os mascotes vão trabalhar durante os jogos aplaudindo os atletas e equipes. Também vão receber os convidados e atletas.
A Toyota é parceira mundial de mobilidade dos Jogos de Tóquio 2020, e vai usar os robôs mascotes, com 60 centímetros de altura, para ajudar o público no local e remotamente. Os mascotes têm uma câmera embutida com recursos de reconhecimento facial. Eles podem cumprimentar os convidados movendo seus braços e pernas, e mostrar diferentes expressões faciais através de seus olhos.
Miraitowa e Someity representam inventividade japonesa
Diferentemente de outros mascotes, eles não representam a fauna japonesa, mas sim sua inventividade.
- O nome Miraitowa combina duas palavras japonesas: Mirai e Towa. Mirai significa futuro enquanto Towa significa eternidade.
- O nome Miraitowa é baseado nas palavras japonesas ‘Mirai’ – que significa futuro – e ‘towa’, que quer dizer eternidade.
Miraitowa e Someity foram escolhidos em fevereiro de 2018 de escolas primárias japonesas. Mais de 16.000 candidatos participaram do processo. Miraitowa e Someity
De acordo com o site Olympic Design, os mascotes reúnem o velho e o novo, com um lado antiquado que respeita a tradição e outro inovador, em sintonia com a tecnologia digittal.
Miraitowa também significa aprender com o passado e adquirir novos conhecimentos a partir dele. O mascote tem um forte senso de justiça, e é muito atlético.
Poderes dos mascotes na era digital
O mascote da era digital tem a habilidade especial de ser capaz de se mover para qualquer lugar instantaneamente.
A mascote paralímpico, Someity, é uma robô com padrões de rosa inspirados em flores de cerejeira.Ela tem a capacidade de voar usando sua capa e enviar mensagens telepáticas.
Someity é calma e tranquila com superpoderes que encarnam a dureza e determinação dos atletas paralímpicos.
O site Olympics Design afirma que o nome foi escolhido para “promover um futuro cheio de esperança para sempre, no coração de todas as pessoas do mundo”.
Someity pode mostrar enorme força mental e física, representando atletas paralímpicos que superam obstáculos e redefinem os limites das possibilidades.
História dos mascotes
Mascotes têm sido um elemento-chave dos Jogos Olímpicos desde os Jogos de Inverno em Grenoble, França, em 1968. Chamava-se Schuss e era um homenzinho nos esquis.
Waldi foi o primeiro mascote oficial, um dachshund destaque nos Jogos de Munique de 1972. Desde então, a tradição tem visto uma ampla gama de mascotes, incluindo um wombat, águia careca, urso fofinho, tigre branco, e a própria “gota de aço” de Londres Wenlock.
Nos Brasil, em 2016, os mascotes foram Vinícius e Tom. Vinícius foi o mascote oficial dos Jogos Olímpicos, e Tom foi o mascote oficial dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016. Ambos os eventos foram realizados no Rio de Janeiro.
Os mascotes foram criados pela empresa de animação Birdo, com sede em São Paulo, que foi selecionada por um processo nacional de licitação iniciado em novembro de 2012. O design do Vinícius representa a vida selvagem brasileira, enquanto o design de Tom representa a vida vegetal brasileira.