Morre José Luis Cutrale, que levou o suco de laranja do Brasil para o mundo
Fundador da gigante processadora brasileira de suco de laranja, Cutrale morreu aos 76 anos em Londres, de causas naturais
17/08/2022Morreu nesta quarta-feira, 17, o empresário José Luis Cutrale, aos 76 anos. Conhecido como ‘o rei da laranka’, Cutrale morreu em Londres, Inglaterra, de causas naturais, segundo informou a família. Cutrale era ítalo-brasileiro, nascido em São Paulo, em 17 de setembro de 1946, e foi fundador e presidente da gigante processadora brasileira de suco de laranja que leva o nome da família.
A perda foi lamentada por empresários, autoridades e políticos, que destacaram a importância da sua trajetória para a economia brasileira. Em nota, “Vicky, Jacob e David Safra lamentam profundamente a morte de José Luiz Cutrale, que, além de sócio, foi um grande amigo. Desejam que a família encontre o conforto no enorme legado por ele deixado, de todas suas realizações, de sua ética, trabalho e filantropia”.
José Luis Cutrale começou a trabalhar desde jovem com o pai no Mercado Municipal da Cantareira, em São Paulo, e posteriormente ingressou na atividade de plantio e cultivo de laranjas. Em 1967, os dois fundaram a Cutrale, empresa de atuação global no setor de suco de laranja.
Ao longo de sua carreira, empreendeu nos ramos de laranjas frescas, sucos de laranja, grãos, logística, bananas, saladas, condimentos, refrigerantes, snacks e no setores imobiliário, financeiro e de saúde.
Cutrale transformou o suco de laranja do Brasil em referência internacional
Em nota, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lamentou o falecimento de Cutrale. Segundo o comunicado, o empresário fez da empresa que ajudou a fundar “referência no mercado mundial de suco de laranja”.
A Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), igualmente, lamentou a morte do empresário. Segundo comunicado da associação, Cutrale “ajudou a construir o setor do suco de laranja e torná-lo uma referência internacional de competência e comprometimento”.
“Seu legado certamente vai muito além de sua passagem entre nós e ainda vai reverberar por muitas décadas, seja na continuidade de seu trabalho por meio de seus filhos, seja nas lições que nos deixa”, afirmou a CitrusBR. (AE)