close

Lou Ottens, inventor da fita cassete, morre aos 94

Engenheiro holandês revolucionou a forma de se ouvir música, facilitando gravações e compartilhamento de playlists caseiras

cassete

O artefato revolucionou o mercado fonográfico e a forma de se ouvir música | Foto: Divulgação

O inventor da fita cassete e também um dos responsáveis pela criação do Compact Disc, engenheiro holandês Lou Ottens, faleceu aos 94 anos.

Ele morreu de causas naturais em sua casa na vila de Duziel, no dia 6 de março de 2021.

Ottens ficou conhecido pela invenção, em 1962, das fitas portáteis de gravação, as famosas fitas cassete, que provocaram uma revolução na forma de se ouvir música, pela facilidade da portabilidade.

Diferentemente dos discos de vinil, as fitas podiam ser ouvidas com carros em movimento, e mais tarde nos walkmans (toca-fitas portáteis).

O engenheiro tentava desenvolver um novo tipo de sistema de fitas eletromagnéticas, quando era funcionário da Philips. Ele havia criado dois anos antes o primeiro gravador de fitas de rolo portátil da empresa, o modelo EL 3585.

Engenheiro queria um modo de carregar as gravações no bolso | Foto: Getty Images

Fita cassete revolucionou a relação com a música

O sistema de fitas de rolo era considerado pouco prático, e então ele teve a ideia de criar um padrão portátil mais amigável para os usuários.

Ele queria uma fita que pudesse caber no bolso. Para demonstrar o formato que ele queria, esculpiu um modelo em madeira e levou para seus colegas de equipe.

Essa ideia deu origem à caixinha de plástico com a fita portátil que ajudou a democratizar a música, tornando mais fácil para milhões de pessoas ouvir, gravar e compartilhar músicas.

A Compact Cassette (Fita Cassete em português) apareceu publicamente pela primeira vez em 1963, na feira de eletrônicos de Berlim, anunciada como a fita de gravação “menor do que um maço de cigarros”.

Fitas permitiram criar primeiras playlists

O artefato revolucionou o mercado fonográfico e a forma de se ouvir música.

Os ouvintes podiam gravar suas músicas favoritas do rádio ou de discos de vinil, criando as primeiras fitas mixadas, décadas antes de playlists digitais serem compartilhadas em serviços de streaming como o Spotify.

As vezes alguns problemas analógicos ocasionais eram resolvidos com a ajuda de um lápis ou caneta para enrolar a fita que ficava presa no gravador.

Mais de 100 bilhões de fitas teriam sido comercializadas até hoje, segundo estimativa citada pelo Whashington Post. Nos anos 1970, Ottens virou diretor do laboratório de áudio da Philips, o NatLab.

Engenheiro ajudou a criar o CD

Na época, colaborou no projeto da Sony que criou o Compact disk, o CD, surgido em 1980 quando foi anunciado o padrão de 12 cm da Philips-Sony. Em 1982 o padrão chegou ao mercado e fez mais sucesso as fitas cassete.

Lou Ottens nasceu no dia 21 de junho de 1926 na vila de Bellingwolde, na Holanda, perto da fronteira com a Alemanha.

Durante a Segunda Guerra Mundial, construiu um rádio que permitiu que sua família sintonizasse discursos de líderes políticos exilados a partir de emissoras de Londres.

Ele serviu na força aérea holandesa, mas ficava em terra devido a problemas de visão. Estudou no que é hoje a Universidade de Tecnologia de Delft, e juntou-se à Philips depois de se formar em engenharia mecânica em 1952.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra