close

Mortes por covid em 4 meses já superam o total de 2020

De janeiro até agora, foram 195,9 mil mortes, mais que as 194,9 mil em 2020. Início da flexibilização neste fim de semana causou aglomerações

alomeração

Bares lotados na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, após a flexibilização no funcionamento do comércio | Foto: AE

O número de mortes por covid no Brasil em 2021 já supera o total de todo o ano passado.

De janeiro até este fim de semana, foram 195.949 mortes pela doença, ante 194.976 em 2020. No total, são 390.925 óbitos – o segundo maior país com mais perdas.

Neste domingo, 25, foram registradas 1.316 mortes nas últimas 24h, segundo o consórcio de imprensa, que reúne dados das 27 secretarias estaduais de Saúde.

O País registrou na última semana ligeira redução na média de mortos pela covid, mas ainda e nível elevado, perto de 2,5 mil registros.

Relaxamento pode agravar pandemia

Especialistas temem que o recente relaxamento das restrições estenda o período agudo da crise sanitária e imponha nova pressão sobre os hospitais.

Redes de saúde em várias regiões têm sofrido com mortes de pacientes na fila por leitos, falta de remédios do kit intubação e irregularidade no abastecimento de oxigênio.

São Paulo, Rio e Belo Horizonte são algumas das regiões que afrouxaram medidas nos últimos dias.

Vacinação continua lenta

O ritmo de vacinação continua lento. Anteontem, o Ministério da Saúde apresentou um cronograma com 31% menos doses de imunizantes para maio.

A redução, entre outros motivos, se deu pela retirada do plano oficial das vacinas russa Sputnik V e da indiana Covaxin, que ainda não têm registro no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se reúne nesta segunda-feira, 26, para decidir se autoriza a importação da Sputnik. (AE)

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra