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Com IPO, Multilaser estreia na bolsa valendo R$ 9 bi

Fabricante de eletrônicos capta R$ 1,9 bilhão em sua oferta inicial de ações (IPO) na B3 e tem seu papel precificado em R$ 11,10

Fachada da fábrica da Multilaser, que fez IPO na B3

Multilaser registrou demanda de “múltiplas vezes” o volume de ações ofertado em seu IPO | Foto: Divulgação/Multilaser

Criada como uma recarregadora de cartuchos de impressora, no fim dos anos 1980, a Multilaser chegará à B3, bolsa de valores, após seu IPO (oferta inicial de ações) com valor de mercado de R$ 9 bilhões.

Depois de adiar a estreia na semana passada, por causa da volatilidade do mercado, a empresa conseguiu captar R$ 1,9 bilhão.

Foram coordenadores do IPO da Multilaser o Safra, Itaú BBA, a XP, o Bofa e o UBS-BB.

A demanda entre investidores foi bastante elevada, apesar das preocupações relativas à variante Delta da covid-19 na economia.

A Multilaser registrou demanda de “múltiplas vezes” o volume ofertado no IPO.

A ação foi precificada em R$ 11,10, conforme fontes, pouco acima do piso da faixa indicativa de preço, que ia de R$ 10,80 a R$ 13.

Dentre os gestores institucionais, a companhia atraiu nomes como os fundos Velt, Moat, Trust e XP Asset.

Mesmo com a elevada demanda, a empresa decidiu não vender as ações adicionais, limitando-se à oferta-base.

Objetivos com o IPO da Multilaser

Na B3, a empresa vista como o ativo mais comparável à Multilaser é a Intelbrás, que abriu seu capital neste ano e é focada na produção de equipamentos de segurança, comunicação e energia. Desde a estreia, a ação praticamente dobrou de valor.

No caso da oferta da Multilaser, o objetivo é usar o dinheiro para financiar a expansão do negócio – o que pode incluir aquisições -, além de reduzir dívidas, conforme informações que constam no prospecto da operação. O papel começará a ser negociado amanhã.

A Multilaser tem um portfólio muito diversificado. Hoje são 5 mil produtos disponíveis, para todos os bolsos, de pen-drives a tablets.

Recentemente, fechou uma parceria com o grupo chinês Hisense para fabricar TVs da marca Toshiba.

Em 2020, o faturamento da companhia foi de cerca de R$ 3 bilhões, com crescimento de aproximadamente 27% no ano.

História e reinvenção

A empresa, de perfil familiar, foi fundada em 1987 por Israel Ostrowiecki.

Em 1991, tornou-se a única empresa na América Latina a fazer recarga de cartucho de tinta de impressoras. Aos poucos, foi diversificando sua atuação.

A companhia é conduzida hoje pelo filho do fundador, Alexandre. Um dos sócios da empresa é Renato Feder, amigo de infância de Alexandre, que chegou à Multilaser em 2003.

Na época, a empresa teve de se reinventar, pois chegou à conclusão de que não se sustentaria com o negócio de cartuchos.

Feder, que desde 2018 está afastado do dia a dia da companhia, chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Educação no governo de Jair Bolsonaro e é o atual secretário de Educação do Paraná.

Segundo o sócio da Varese Retail, Alberto Serrentino, a Multilaser enfrenta diferentes concorrentes dependendo da categoria analisada.

“Eles possuem preços competitivos e têm produtos de entrada em diferentes segmentos. É difícil rotulá-los”, frisa.

O especialista diz que a indústria brasileira de eletroeletrônicos já teve presença maior no mercado, mas perdeu competitividade ao longo do tempo.

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