Mutação da variante de Manaus é identificada no Rio
A nova cepa do vírus deriva da linhagem P1, dominante em quase todo Estado, informou a Secretaria de Saúde
06/05/2021A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro (SES) identificou uma nova cepa (mutação) do vírus da covid-19 que foi encontrada originalmente em Manaus, no Amazonas, em circulação no Estado. A confirmação veio em comunicado divulgado pela pasta nesta quinta-feira, 6.
A mutação, que recebeu o nome P.1.2, foi encontrada principalmente na Região Norte, com foco em Manaus, mas também foi identificada em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea.
A nova variante do SARS-CoV-2 recebeu esse nome por se tratar de uma mutação da linhagem P1, dominante no Rio, detectada em 91,49% das amostras analisadas.
Na semana passada, o Instituto Butantan divulgou três variantes do vírus causador da covid-19 no Estado de São Paulo. São elas: a variante sul-africana B.1.351, a suíça B.1.318 e uma variante da mutação amazônica.
Vírus P1 que gerou mutação surgiu em Manaus
A P1 foi identificada inicialmente em Manaus. A P.1.2 foi identificada em 5,85% das 376 amostras submetidas à segunda etapa (final, de confirmação) do sequenciamento realizado pela SES.
Também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7, variante identificada inicialmente no Reino Unido, encontrada em 2,13% das amostras e P2, identificada no próprio estado do Rio, em 0,53%.
Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello, ainda não se sabe se a nova variante é mais transmissível ou letal.
De acordo com ela, a partir deste resultado, o monitoramento segue aprofundando os efeitos que poderão ser apresentados, ou seja, o comportamento epidemiológico da variante. (Com Agência Brasil)