Não vacinados colocam economia em risco, afirma Joe Biden
Joe Biden pede que empresas se esforcem para garantir que todos os funcionários sejam vacinados e alertou para riscos de novas cepas do vírus
07/10/2021O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou discurso nesta quinta-feira, 7, no qual defendeu a importância de requerimentos de vacinas contra a covid-19. Falando em Elk Grove Village, Illinois, ele afirmou que os não vacinados “colocam a economia em risco”, já que fazem com que outras pessoas evitem sair de casa, não frequentando por exemplo restaurantes ou cinemas.
Biden destacou o trabalho de empresas para garantir que seus funcionários sejam vacinados. Ele informou que nas próximas semanas o Departamento do Trabalho deve publicar uma diretriz para que empresas com mais de 100 funcionários garantam que estes sejam vacinados ou, caso contrário, façam teste contra covid-19 uma vez por semana.
O presidente americano considerou que tem havido progressos e considerou que o país caminha “na direção correta” para vencer a pandemia, mas também admitiu que “ainda há trabalho pela frente”.
Ele lembrou que ainda há mais de um quarto das pessoas elegíveis no país não vacinadas, o que gera riscos como o surgimento de novas variantes da covid-19, mais perigosas.
Economia dos Estados Unidos cresce, mas Biden alerta para risco dos não vacinados
O setor privado dos Estados Unidos criou 568 mil empregos em setembro, segundo pesquisa com ajustes sazonais divulgada hoje pela ADP. O número veio bem acima da expectativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam criação de 425 mil postos de trabalho no último mês.
O temos do governo Biden é o de que a resistência de parte da população em tomar vacina possa colocar em risco a recuperação econômica.
Por outro lado, a ADP revisou ligeiramente para baixo sua estimativa de geração de empregos em agosto, de 374 mil para 340 mil. A pesquisa da ADP é considerada uma prévia do relatório de emprego (payroll) dos EUA, que inclui dados do setor público e será divulgado na sexta-feira (8). (AE)