Nasa e Agência Europeia se unem para vigiar mudanças climáticas
Organizações vão intensificar o acompanhamento de alterações no solo, ar e oceanos por meio do uso combinado de satélites
17/07/2021A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou na sexta-feira, 16, que vai ampliar sua atuação na vigilância das mudanças climáticas em nova parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA).
“Juntos, estamos liderando e apoiando um movimento global, com esforços combinados entre as muitas ciências da Terra”, informou a Nasa, em nota.
“A mudança climática é um desafio global que requer ação imediata”, disse o administrador da agência norte-americana, Bill Nelson.
Nelson disse ainda que ambas as agências trabalham e lideram “o caminho no espaço, construindo uma parceria estratégica sem precedentes em ciências da Terra.”
Nasa vai disponibilizar duas dezenas de satélites
A agência espacial dos EUA mantém um programa próprio de monitoramento ambiental há dois anos.
Por isso, a Nasa vai disponibilizar à parceria com a ESA mais de duas dezenas de satélites e instrumentos que estão na órbita da Terra.
Estes equipamentos trazem indicadores importantes sobre o planeta, como a altura dos oceanos e das águas interiores, nuvens e precipitação e dióxido de carbono.
Atualmente, uma plataforma gratuita permite a qualquer pessoa acessar imagens destes satélites de monitoramento do meio ambiente.
Pelo sistema, chamado de Collect Earth Online, é possível inspecionar de florestas tropicais a geleiras.
Além de imagens da Nasa e da ESA, o sistema conta com a colaboração de múltiplas instituições ao redor do mundo.
Essas informações também são utilizadas para pesquisas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).