close

Nasa inicia preparativos para mandar nova missão à Lua

Foguete Space Launch System (SLS) da missão Artemis está preparado para a primeira viagem da missão no dia 29 de agosto

Foguete

A chegada do foguete de quase cem metros atraiu multidões de trabalhadores do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral | Foto: Nasa/Divulgação

Considerada a primeira etapa da nova fase da exploração espacial, a missão Artemis I chegou na manhã desta quinta-feira, 18, à reta final. O foguete Space Launch System (SLS), que levará a espaçonave Orion no mais extenso voo elíptico já realizado pela órbita lunar, chegou à base de lançamento do complexo 39B, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A chegada do foguete de quase cem metros atraiu multidões de trabalhadores do Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral — muitos deles não eram nem nascidos quando a agência espacial americana enviou astronautas para o satélite natural da Terra há meio século.

Saiba mais

Nos próximos dias, engenheiros e técnicos farão a configuração dos sistemas de lançamento, que está marcado para as 8h33 do dia 29 de agosto, com uma janela de lançamento de até 2 horas, informou a agência aeroespacial norte-americana Nasa em nota publicada hoje.

Foguete fará primeira viagem à órbita da Lua sem passageiros

Ninguém estará dentro da cápsula da tripulação no topo do foguete, apenas três manequins equipados com sensores para medir radiação e vibração. A cápsula voará ao redor da lua por algumas semanas, antes de voltar para um mergulho no Oceano Pacífico. O processo inteiro deve durar seis semanas e é o primeiro voo à Lua do programa Artemis, que busca estabelecer presença humana permanente no satélite natural. 

Nesta sexta-feira, a Nasa anunciará as potenciais áreas de aterrissagem da terceira fase da missão Artemis, a Artemis III, que será concretizada apenas em 2025 e será a primeira vez que o homem voltará a Lua desde a missão Apollo 17, em 1972.

Os critérios para a escolha exata do local de aterrissagem serão baseados na qualidade da comunicação para o local, as condições de iluminação e a capacidade de cumprir os objetivos científicos estabelecidos para a missão.

A Nasa se propôs a discutir prós e contras de cada uma das áreas avaliadas com a comunidade científica nos próximos meses e manter abertas linhas de sugestão e diálogo em relação às missões Artemis.

Vinte e quatro astronautas voaram para a Lua durante a Apollo e 12 deles realizaram pousos entre 1969 e 1972. A Nasa quer uma equipe mais diversificada na missão Artemis, batizada em homenagem à irmã gêmea mitológica de Apollo. (Com Agência Estado e Agência Brasil)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra