close

Navio com químicos pega fogo e ameaça ambiente

Cargueiro está afundando na costa do Sri Lanka com centenas de toneladas de óleo e 1,5 mil contêineres de produtos químicos

Cargueiro com mais de 300 toneladas de produtos químicos pode causar grave acidente ambiental | Foto: Reprodução

Um cargueiro carregado de produtos químicos pegou fogo e está afundando na costa do Sri Lanka, despertando temores de um desastre ambiental, informou a CNN. O navio Pérola X-Press registrado em Cingapura estava em chamas há quase duas semanas antes do incêndio ser apagado esta semana.

Centenas de toneladas de óleo de tanques de combustível podem vazar para o mar se a embarcação afundar. As marinhas do Sri Lanka e da Índia trabalharam em conjunto nos últimos dias na tentativa de apagar o fogo e impedir que o navio se rompesse e afundasse. Mas mares agitados e ventos monções dificultaram a operação.

Paraísos ambientais estão ameaçados

O trecho costeiro próximo à cidade de Negombo, local de algumas das praias mais intocadas do país, já tem visto poluição de óleo e detritos há dias. Enquanto isso, o Ministério da Pesca disse que medidas emergenciais estavam em vigor para proteger a lagoa Negombo e as áreas circunvizinhas. A pesca de Panadura para Negombo foi suspensa.

As autoridades do Sri Lanka acreditam que o incêndio foi causado por um vazamento de ácido nítrico que a tripulação sabia desde 11 de maio. A X-Press Shipping – empresa com sede em Cingapura que possui o navio – confirmou que a tripulação estava ciente do vazamento, mas disse que foi negada permissão tanto do Catar quanto da Índia para deixar o navio lá antes do incêndio começar.

A polícia do Sri Lanka disse na terça-feira que interrogou o capitão e o engenheiro do navio por mais de 14 horas. Um tribunal emitiu uma ordem impedindo o capitão, o engenheiro-chefe e o engenheiro adicional de deixar o país.

Incêndio começou em contêiner

O navio de contêineres com bandeira de Cingapura, ancorado ao largo do porto de Colombo, informou pela primeira vez um incêndio a bordo devido a um vazamento químico em um de seus contêineres.

O navio de 186m de comprimento – operado pelo maior operador do mundo, X-Press Feeders – transportava 1.486 contêineres com 25 toneladas de ácido nítrico, vários outros produtos químicos e cosméticos embarcados no porto de Hazira, na Índia, em 15 de maio.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra