Nestlé vende marcas de água nos EUA e no Canadá
Em realinhamento estratégico, gigante de alimentos vende rótulos populares para fundos de private equity por mais de R$ 23 bilhões
17/02/2021A gigante de alimentos Nestlé anunciou a venda de algumas de suas marcas de água engarrafada, nos Estados Unidos e no Canadá, por US$ 4,3 bilhões (mais de R$ 23 bilhões).
O acordo envolveu a transferência de controle das marcas Poland Spring, Arrowhead e Pure Life, consideradas populares na América do Norte, para as empresas de private equity One Rock Capital Partners LLC e Metropoulos & Co.
De acordo com o The Wall Street Journal, a ideia da Nestlé é se concentrar em marcas de água premium, como Perrier, San Pellegrino e Acqua Panna.
Estratégia da Nestlé para marcas de água
Ainda segundo a publicação, as vendas de água engarrafada cresceram nas últimas décadas, à medida que os consumidores cortavam os refrigerantes com açúcar.
No entanto, esse crescimento desacelerou com uma migração crescente de consumidores para a água com gás e do tipo “saborizadas”. Nestes casos, o consumo é feito em menor quantidade.
A Nestlé também tem focado em produtos com crescimento de mercado e lucros mais rápidos, como alimentação infantil e cafés.
Lado ambiental
Além do lado estratégico, a venda das marcas de água convencional da Nestlé também leva em conta o lado ambiental.
Não só a Nestlé como outros players do setor têm sido criticados pelo uso do plástico para vender um produto que está disponível nas torneiras de americanos e canadense, pontua o Wall Street Journal.
A Nestlé, aliás, se comprometeu a reduzir pela metade o uso de plástico derivado de combustíveis fósseis e tonar o portfólio de água neutro em carbono até 2025.
A Bloomberg divulgou que companhias como a Coca-Cola e a PepsiCo têm buscado formas de tornar o negócio de águas engarrafas mais atraente do ponto de vista sustentável.