Nike lança primeira coleção de tênis em NFT para o metaverso
Produzido pelo estúdio RTFKT, comprado pela própria empresa, linha tem modelos que podem valer até R$ 2,8 milhões
27/04/2022
Linha de tênis em NFT da Nike conta com 20 mil pares exclusivos que podem ser comprados na plataforma OpenSea com a criptomoeda Ethereum | Foto: Divulgação
Seguindo a tendência de grandes players da moda, a Nike lançou oficialmente sua primeira coleção de tênis em NFT (token não fungível): a RTFKT x Nike Dunk Genesis CryptoKicks.
Produzida em parceria com o estúdio RTFKT, comprado pela gigante em dezembro de 2021, a linha conta com 20 mil pares exclusivos que podem ser comprados na plataforma OpenSea (aqui) com a criptomoeda Ethereum (ETH).
Saiba mais
- Criptoativos: como funcionam e como começar a investir
- Metaverso abre as portas virtuais para o mundo real dos investimentos
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
Os preços dos modelos variam entre 1,6 ETH e 200 ETH (R$ 22,8 mil e R$ 2,8 milhões).
A autenticidade dos tokens é garantida pelo sistema CryptoKicks, que registra em blockchain a posse de ativos digitais com compatibilidade a itens físicos.

Até o momento, a Nike não informou se os tênis em NFT serão materializados para os donos utilizarem no mundo real.
Foi lançado apenas um filtro para a rede social Snapchat para que os proprietários possam usar os modelos em realidade aumentada.
As primeiras pessoas a terem os tênis da Nike em NFT para o metaverso foram aqueles detentores de tokens da coleção Clone X, desenhada pelo artista Takashi Murakami.
Todos receberam uma caixa digital misteriosa com modelos, sendo que muitos deles estão sendo comercializados na OpenSea.
Por fim, os calçados podem ter a personalização alterada mediante a compra de ‘skins’, que também estão à venda na plataforma aberta de NFTs (aqui).
Disputa de Nike, Adidas e outras gigantes com NFT e metaverso
Grande concorrente da companhia americana, a Adidas lançou no final do ano passado uma coleção de roupas em NFT para serem usadas no metaverso.
Entretanto, a marca alemã anunciou que seus itens digitais também teriam versões físicas para os proprietários usarem no mundo real.

Essa nova linha da Adidas foi criado em parceria com o influenciador cultural ‘gmoney’, o coletivo Punk Comics e a Bored Ape Yacht Club – esta última responsável por uma grande coleção de NFTs com donos famosos, como o jogador de futebol Neymar Jr.
Além disso, a empresa alemã adquiriu terras virtuais na plataforma de metaverso Sandbox, que permite a negociação de diversos ativos via NFTs.
A Nike, por sua vez, investiu no Roblox, espaço onde os participantes podem usufruir de jogos criados por outros usuários da rede.

