close

Ninguém pensa na galinha na hora de comprar os ovos

Entidade que defende as aves diz que as pessoas devem escolher ovos menores, para diminuir sofrimento das galinhas

Galinha e os ovos

ONG já conseguiu encaminhar mais de 800 mil galinhas para serem adotadas como animais de estimação | Foto: Getty Images

Os defensores do bem-estar dos animais do Reino Unido iniciaram uma nova e penosa batalha. Eles defendem que os britânicos deveriam escolher ovos menores na hora das compras porque produzir ovos grandes é mais doloroso para as galinhas.

O organização não governamental Hen Welfare Trust (BHWT), que defende o respeito aos frangos e galinhas, informou que mais da metade do número de ovos produzidos nas fazendas comerciais são grandes ou extra grandes.

A entidade diz ter pesquisas que comprovam problemas crescentes à saúde das galinhas, segundo o jornal Daily Mail. A ONG recomenda que as pessoas escolham ovos menores para estimular a indústria a deixar as galinhas produzirem ovos naturalmente, sem interferência de modificações genéticas.

Jane Howorth, fundadora da ONG, garante que os consumidores terão mais gema pelo dinheiro pago se optarem pelos ovos pequenos ou médios.

Ovos menores para salvar as galinhas

Ela afirma que os produtores também vão sair ganhando, pois a demanda por ovos maiores resultou em queda dos preços dos ovos menores e médios, rebaixados à categoria de matéria prima para a indústria de alimentos processados.

“Ovos menores fornecem aos consumidores maior proporção de gema em relação à clara, e os agricultores recebem um preço mais justo para cada ovo colocado”, afirma Jane Howorth. Os defensores das aves dizem que o cacarejar das galinhas aumenta em decibéis proporcionalmente ao tamanho dos ovos.

ONG promove adoção de galinhas

A BHWT foi fundada em 2005 e conta com 44 equipes de voluntários que já conseguiram encaminhar mais de 800 mil galinhas para serem adotadas como animais de estimação por famílias britânicas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra