Novo Nordisk: investimentos no poder da inovação em saúde
Impulsionada pela inovação, empresa centenária cresceu nos últimos anos, mas, para suportar os negócios, precisa considerar aumento da demanda
20/09/2024Uma centenária empresa farmacêutica da Dinamarca saltou aos olhos dos investidores nos últimos anos. A Novo Nordisk tem atualmente estratégias de negócios de sucesso, com aquisições, aumento de portfólio e produtos de grande sucesso em suas especialidades. Olhando para o futuro, a gigante do setor tem na inovação em saúde uma necessidade que gera despesas atualmente, mas boas projeções para investidores que buscam aplicar em ativos da empresa.
A empresa superou a LVMH (Louis Vuitton) no ano passado e tornou-se a empresa mais valiosa da Europa – mundialmente, é a 15ª colocada. Apesar disso, para manter os bons números e projeções, a Novo Nordisk terá que ampliar suas estratégias visando atender uma necessidade global que se desenha ano após ano.
Bons números e liderança global já são realidades
Os números mais recentes da empresa, divulgados no balanço do segundo trimestre de 2024, são positivos. Apesar de um pouco abaixo das expectativas do mercado, a receita no trimestre foi de US$ 68,1 bilhões, com o lucro por ação ficando em 4,49.
As ações da Novo Nordisk, representadas na B3 pela BDR (N1VO34), tiveram uma valorização significativa em 2024, com alta de mais de 52% até este mês. Nos últimos 12 meses, chegou a passar dos 61%.
Dados da companhia mostram que as vendas de medicamentos para perda de peso e diabetes continuam crescendo. A comercialização do Ozempic, líder entre as chamadas “canetas de emagrecimento”, aumentou 30% globalmente no comparativo anual, chegando a 49% nos EUA, mercado prioritário para o ano. O Wegovy, da mesma linha de tratamento, cresceu ainda mais, 53% em todo o mundo – nos Estados Unidos, subiu 36%.
O sucesso de suas linhas de medicamentos para doenças crônicas fez a empresa alcançar 31,9% de Market Share global no mercado de combate à obesidade e diabetes em 2023. A curva de envelhecimento populacional mundial, projetada já para as próximas décadas, abre desafios e oportunidades igualmente grandes para a Novo Nordisk.
Para o futuro, é necessário investir em inovação em saúde
Quanto mais velhos ficamos, mais doenças crônicas desenvolvemos. A chave para a Novo Nordisk manter os bons índices no futuro está em como se preparar para essa já esperada tendência – afinal, o foco principal dos negócios da empresa está na produção de medicamentos contra diversas doenças crônicas graves.
Uma projeção mostra como a empresa deve se preparar. Em 2017, quase 425 milhões de pessoas viviam com diabetes, mas a espera-se que em 2045 esse número seja elevado para 629 milhões, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês). A Novo Nordisk já lidera o tratamento da diabetes no mundo, com cerca de 50% da insulina consumida do mundo produzida por ela. Contudo, já antes dessa curva populacional se consolidar, chegou a ter problemas para suportar a demanda crescente de seus medicamentos da linha – que passaram a ser usados, também, buscando emagrecimento.
Por isso, cabe à empresa se preparar para o amanhã. A estratégia das aquisições é também para fortalecer o seu portfólio para doenças crônicas. Foi o caso da compra da Cardior Pharmaceuticals neste ano, em um acordo que supera um bilhão de euros e mirando um crescimento de demanda no futuro para doenças cardiovasculares. Em 2023, foram três aquisições, sempre buscando aumentar seu portfólio para o tratamento dessas condições.
A Novo Nordisk também investe em ensaios clínicos para novos medicamentos. O trimestre marcou, por exemplo, a divulgação de resultados promissores do Mim8, medicamento destinado à hemofilia – condição hereditária e crônica que afeta a coagulação de sangue. A empresa pretende iniciar os trâmites regulatórios para aprovação do novo medicamento ainda neste ano.
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Como captar a valorização dos ativos da Novo Nordisk?
As ações da companhia dinamarquesa são negociadas em outras bolsas de valores do mundo e, para acessá-las com mais facilidade, é necessário utilizar produtos financeiros que aproximem o investidor no Brasil dessa estratégia. É o caso de um lançamento do Banco Safra que tem uma estratégia inédita no País.
O fundo Safra Novo Nordisk investe exclusivamente nas ações da Novo Nordisk por meio de um fundo passivo com investimento mínimo de R$ 5.000,00 e liquidez em 4 dias úteis. A estratégia faz parte da família Safra Health Innovation, que busca capturar as tendências globais e trazer para os investidores da instituição oportunidades inovadoras e com alto potencial de retorno.
Além deste fundo destinado aos ativos de Novo Nordisk, há outro, o Safra Health Innovation, que investe em grandes empresas com os melhores pipelines de novos medicamentos, como por exemplo Astra Zeneca, Eli Lilly, Merck e a própria Novo Nordisk.
O J. Safra Health Innovation, Certificado de Operações Estruturadas (COE), completa o portfólio cumprindo um papel relevante na diversificação para proteger a carteira investida no setor somado a um potencial de alta vinculado aos ativos referência. A estratégia tem vencimento em 36 meses, capital protegido e limitador de 200% na alta.