close

O impacto da queda na produção da Petrobras nas ações da petroleira

A produção total da estatal foi de 2,65 milhões de barris por dia no segundo trimestre, uma queda de 5,1% no comparativo trimestral

Petrobras

A produção estava em linha com o guidance da Petrobras para 2022 e com isso, o Safra reitera o rating de compra para as ações da empresa | Foto: Getty Images

A Petrobras (PETR4) informou seus dados de volume para o 2º trimestre, com a produção total de 2,65 milhões de barris por dia, baixa trimestral de 5,1%, reflexo do início da partilha de produção da cessão onerosa nos campos de Atapu e Sépia. Além disso, houve maior número de paradas para manutenções e intervenções nas plataformas do pré-sal e do pós-sal.

Estes eventos, segundo o Banco Safra, foram parcialmente compensados pelo início de produção do FPSO Guanabara (campo de Mero) e pela continuidade dos ramp-ups dos FPSOs Carioca (campo de Sépia) e P-68 (campos de Berbigão e Sururu), localizados no pré-sal da Bacia de Santos.

Saiba mais

Apesar de ficar abaixo das estimativas do Banco em 8%, a produção estava em linha com o guidance da Petrobras para 2022. Com isso, o Safra reitera o rating de compra para as ações da empresa, negociadas a preços atraentes.

Para o Safra, a estatal deve continuar se beneficiando dos altos preços do petróleo, o que se espera traduzir em fortes fluxos de caixa e altos rendimentos de dividendos.

Sobre as vendas de derivados, houve no total crescimento trimestral de de 1%, refletindo maiores volumes de diesel e GLP, que foram parcialmente compensados por vendas mais baixas de gasolina e óleo combustível, este último devido à não entrega para geração térmica no trimestre.

A empresa ainda anunciou que dois navios FPSO da China estão em direção ao Brasil. O FPSO Almirante Barroso tem capacidade de 150 mil bpd e atuará no campo de Búzios, juntamente com as outras quatro unidades pertencentes à Petrobras. Já o FPSO Anna Nery tem capacidade de 70 mil bpd e, juntamente com o FPSO Anita Garibaldi, faz parte do projeto de revitalização nos campos de Marlim e Voador.

As duas plataformas substituirão outras 9 unidades nos campos, sendo 4 em operação e 5 em fase de descomissionamento.

Vale a pena investir em PETR4?

  • Sólida geração de fluxo de caixa;
  • Seu plano estratégico é um bom sinal e indica que a empresa vai concentrar esforços em seus principais direcionadores de valor.

Quais os riscos ao investir em PETR4? 

  • A Petrobras é uma empresa estatal e não vemos uma privatização em andamento no curto prazo;
  • Risco de ingerência politica.
  • Outra greve de caminhoneiros também é uma preocupação e não se reflete em nosso preço-alvo de PETR4.

Sobre a Petrobras (PETR4)

A Petrobras (PETR4) atua por meio da capacidade técnica única nos segmentos de exploração e produção de petróleo, refino, gás natural, energia elétrica, logística, comercialização, distribuição, petroquímica, fertilizantes e biocombustíveis.

A Petrobras está presente em 19 países, administrando a exploração de óleo e gás destas áreas. Através de joint ventures e demais parcerias, as unidades da Petrobras incorporam o mais avançado uso de tecnologia, mantendo-se referência mundial no setor energético.

Abra sua conta

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra