6 cuidados para se proteger de golpes bancários caso tenha o celular roubado
Criminosos invadem as contas dos usuários para realizar fraudes utilizando Pix e outros serviços. Saiba o que fazer caso seja vítima
06/06/2022Ter os serviços na palma da mão com o celular traz comodidade e agilidade ao dia a dia, mas pode se tornar um enorme transtorno caso o aparelho seja roubado. Se antes os criminosos visavam o lucro com o valor do aparelho em si, hoje o foco são as fraudes bancárias.
Pesquisa realizada em 2021 pela consultoria Mobile Time/Opinion Box aponta que 35% dos brasileiros já tiveram o celular roubado ou furtado ao menos uma vez.
Por causa disso, as instituições financeiras têm orientado os clientes com frequência sobre os riscos de ter o celular roubado e invadido para transações com Pix, TED, DOC e outras movimentações. Abaixo estão algumas das principais orientações que ajudam a se prevenir contra esse tipo de golpe.
Como proteger a conta bancária e evitar fraudes com o celular roubado
- Use sempre o bloqueio de tela de início do celular.
- Não utilize o recurso de 'lembrar/salvar senha' em navegadores e sites.
- Nunca anote senhas em bloco de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou outros locais do aparelho.
- Não repita a senha utilizada para acesso ao seu banco em outros aplicativos, sites de compras ou serviços na internet.
- Anote o código do IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do celular em local seguro para bloqueio da linha.
- Habilite a função de rastreio do celular para conseguir apagar os dados do seu aparelho.
Todas as orientações acima visam dificultar a descoberta e o uso das informações sensíveis do usuário.
Entretanto, alguns criminosos podem hackear sistemas eletrônicos modificando o sistema de digitais e/ou reconhecimento facial de aparelhos.
Sendo assim, caso o celular seja roubado, é importante seguir o quanto antes três passos.
O que fazer imediatamente caso o celular seja roubado
- Notificar prontamente o banco para bloqueio de aplicativo e senha de acesso, além de outras medidas de segurança necessárias.
- Bloquear a linha junta à operadora de celular. É importante também fazer o bloqueio do IMEI para que o celular não se conecte mais a nenhuma operadora.
- Faça o Boletim de Ocorrência. Ele pode ser feito online pelo site da Polícia Civil do seu Estado.