OMS define nomes para as variantes do coronavírus
Organização Mundial da Saúde definiu letras do alfabeto grego para os nomes. Variante brasileira passa a se chamar "Gamma"
01/06/2021A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou novos nomes para as variantes do coronavírus que causam a covid-19 identificadas pelo mundo. As nomeações do vírus têm o objetivo de facilitar sua identificação e classificá-los de forma “não estigmatizada” – com nomes dos países onde foram encontradas.
Para isso, a OMS reuniu um grupo de especialistas em nomenclatura microbiana e comunicação, que definiu que as variantes terão nomes de letras do alfabeto grego.
Nomes das variantes do coronavírus
Entre as principais variantes do coronavírus encontrada no mundo está a do Brasil, encontrada pelo primeira vez em Manaus (AM). Veja os nomes:
País – linhagem – novo nome da variante
- Reino Unido – B.1.1.7 – Alpha
- África do Sul – B.1.351 – Beta
- Brasil – P.1 – Gamma
- Índia – B.1.617.2 – Delta
As variantes acima são classificadas pela OMS como Variantes de Preocupação (VOC), que como a própria definição diz são as mais perigosas e preocupantes do coronavírus.
Entretanto, a OMS classifica ainda outras mutações menos transmissíveis e de grau menor de periculosidade, mas que ainda sim têm a atenção da organização. Nessa outra lista, também há uma outra variante do Brasil:
País – linhagem – novo nome da variante
- Estados Unidos – B.1.427/B.1.429 – Epsilon
- Brasil – P.2 – Zeta
- Múltiplos países – B.1.525 – Eta
- Filipinas – P.3 – Theta
- Estados Unidos – B.1.526 – Iota
- Índia – B.1.617.1 – Kappa
Mais informações sobre a data de descobrimento das variantes do coronavírus e seus nomes científicos podem ser encontradas na página da OMS, em inglês.