ONU adota Trolls em campanha por segurança alimentar
Campanha utiliza os personagens do desenho animado da DreamWorks para chamar a atenção para a segurança alimentar no planeta
07/12/2021Os famosos personagens Trolls, do estúdio DreamWorks, reforçam a partir deste mês de dezembro a campanha de segurança alimentar pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 2 da Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se da meta erradicar a fome no planeta até 2030.
A campanha usa os personagens para chamar a atenção para a importância do combate ao desperdício. Também estimula a preferência por alimentos de origem vegetal, como frutas e verduras que, além de vantagens nutricionais, comprometem menos o meio ambiente que outras opções como carne e industrializados.
A campanha é decorrência de levantamento da ONU sobre a situação da alimentação no mundo após a crise sanitária
De acordo com relatório parcial da organização, ao menos um décimo da população do mundo (cerca de 811 milhões de pessoas) vivem sem segurança alimentar ou com fome.
‘Estado da Segurança Alimentar’ é primeiro levantamento do tipo desde o início da pandemia
O relatório foi publica em conjunto pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Infelizmente, a pandemia continua a expor fraquezas em nossos sistemas alimentares, que ameaçam a vida e a subsistência de pessoas em todo o mundo”, escrevem os chefes das cinco agências da ONU que assinam o prefácio do relatório deste ano.
“Este ano oferece uma oportunidade única para o avanço da segurança alimentar e nutricional por meio da transformação dos sistemas alimentares com a próxima Cúpula das Nações Unidas sobre os Sistemas Alimentares, a Cúpula sobre Nutrição para o Crescimento e a COP-26, sobre mudança climática”, diz ainda o texto que propõe “dar forma à Década de Ação sobre Nutrição das Nações Unidas, um compromisso de política global que ainda não atingiu seu objetivo.”