Opção para lucrar com potencial recuperação dos fundos imobiliários
Atual nível de negociação do JS Ativos é um bom ponto de entrada para quem quer participar da recuperação potencial dos fundos imobiliários
17/02/2022Boa parte da recente performance do fundo JS Ativos financeiros é explicada pela baixa liquidez no mercado secundário, fato que deve melhorar à medida em que o fundo for ficando mais conhecido pelo mercado de fundos imobiliários.
Esse movimento está dissociado da evolução do valor patrimonial por cota, que está hoje em R$97,89 (cerca de 14,5% acima do nível atual de negociação da cota no mercado secundário).
Saiba mais
- O que são e como investir em fundos imobiliários
- Construção civil volta a criar empregos no melhor mês do ano
- Mercado de imóveis desacelera, mas fecha 2021 com crescimento
O JS Ativos Financeiros é uma boa maneira de se expor ao mercado de fundos imobiliários, uma vez que o investidor consegue através de uma cota única investir em mais de 30 ativos selecionados por gestores profissionais da Safra Asset, dedicados no dia a dia do fundo.
Além de adquirir cotas de outros fundos imobiliários, o JSAF oferece a possibilidade de investir em CRIs ou até mesmo outros ativos ligados ao mercado imobiliário, como ações.
Hoje, o JSAF possui seu patrimônio distribuído em cotas de fundos imobiliários (64%), caixa (33%) e em ações de empresas ligadas ao setor imobiliário (3%).
A elevada exposição do fundo em caixa representa uma oportunidade e isso diferencia o JSAF de fundos pares. Enquanto essa alocação não atrapalha o rendimento de curto prazo, uma vez que o CDI está num patamar interessante de remuneração, com esse montante o fundo poderia aproveitar oscilações de mercado para realizar boas compras. Apenas para efeito de sensibilidade, uma eventual alocação do caixa em fundos de ativos financeiros teria a capacidade de elevar os rendimentos atuais do fundo.
O momento da captação realizado pelo JSAF (nov/21) é outro diferencial que vale mencionar, uma vez que as alocações realizadas pelo fundo aconteceram em um momento muito mais propício quando comparamos com a captação de outros fundos de fundos e isso representa uma vantagem, uma vez que suas posições, em sua maioria, encontram-se com lucro (85% da carteira está com ganho de capital, situação bem diferente quando comparamos com outros fundos de fundos), facilitando assim a distribuição de ganho de capital e a movimentação da carteira.
Recuperação potencial dos fundos imobiliários
O Banco Safra vê o atual nível de negociação como um bom ponto de entrada para o investidor que quer participar da recuperação potencial do mercado de fundos imobiliários.
O JSAF11 está negociando com um desconto de 12,7% sobre o valor patrimonial (e 18,1% quando excluímos o seu caixa da conta). Adicionalmente, o fundo oferece um dividend yield de 12,6%, bem acima da média de seu segmento (hoje em 10,1%). Lembrando que esse rendimento é isento de imposto de renda para o investidor pessoa física.