Operador do sistema elétrico suspende programa de redução de consumo
Programa de redução voluntária de consumo de energia elétrica é interrompido em plena crise hídrica, com a chegada das chuvas
09/11/2021O Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que suspendeu o recebimento de ofertas de recursos adicionais de geração e de Resposta Voluntária da Demanda (RVD), lançado no auge da crise hídrica deste ano.
O programa previa o pagamento de compensação financeira a empresas que se dispunham a reduzir o consumo por períodos de quatro e de sete horas por dia.
Segundo a ONS, já existe garantia de suprimento de energia até o fim do ano, uma das razões da decisão de suspender o programa junto com a chegada das chuvas.
“A melhora das condições hidroenergéticas, a efetividade dessas ações emergenciais e a garantia de suprimento de energia em 2021 são os principais motivadores da decisão”, informou o ONS.
Operador do sistema elétrico não descarta retorno do programa em 2022
O ONS não descartou, no entanto, retomar o programa em 2022, “caso seja identificada a necessidade de recursos adicionais para atendimento à demanda por energia elétrica no País”.
A RVD foi lançada para reduzir o consumo de energia de grandes consumidores ou apenas deslocar o horário de produção evitando os períodos de maior demanda.
O governo porém não conseguiu adesões relevantes, diante da retomada da economia após um período de estagnação trazida pela pandemia do covid-19.
Mesmo assim, o ONS agradeceu o apoio e a participação dos agentes pelos esforços empreendidos, “que se mostraram fundamentais para atravessar esse período de escassez hídrica com sucesso, e que contribuíram também para o aprimoramento do setor elétrico brasileiro, com destaque para a participação da indústria no programa de RVD”, afirmou em nota.
O ONS continuará acompanhando o atendimento do Sistema Interligado Nacional (SIN).
“O ONS reforça ainda que o processo de RVD gerou aprendizado relevante para o uso e para a regulação de Resposta da Demanda no país e destaca que mantém abertos os canais de comunicação para acompanhamento das condições de atendimento ao SIN e que informará oportunamente a reabertura das plataformas de ofertas caso seja necessário”. (AE)