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Operadora Log-in tem resultados positivos, mas margens tendem a cair

Operadora logística de movimentação portuária e transporte marítimo, Log-In (LOGN3) tem recomendação neutra, apesar de resultados positivos

Logística

Operadora logística de movimentação portuária e transporte marítimo, Log-In (LOGN3) tem recomendação de compra com preço-alvo de R$ 30 por ação | Foto: Getty Images

A operadora de logística Log-in (LOGN3) apresentou resultado positivo no primeiro trimestre e 2022, com lucro líquido de R$ 60 milhões, ante prejuízo de R$ 21,3 milhões no primeiro trimestre do ano passado. O aumento no lucro líquido foi impulsionado principalmente por:

  • Robusto aumento de 31% anual no lucro líquido da empresa, para R$ 388 milhões, impulsionado por maiores volumes e repasse do custo de bunker para seus clientes no Litoral Segmento de expedição;
  • Maior alavancagem operacional e
  • Melhoria do resultado financeiro, com aumento das despesas financeiras, parcialmente compensado pelo aumento das receitas financeiras e pelo impacto positivo da estratégia de hedge da Log-in.

A receita líquida da Log-in cresceu 31% na comparação com o mesmo período do ano passado, para R$388 milhões. Na operação de cabotagem, a receita cresceu 30%, chegando a R$ 300 milhões, com o volume total de contêineres movimentados apresentando um aumento de 8%, para 99 mil TEUs, impulsionado pelos maiores volumes do Mercosul (+88% em relação a igual períoido de 2021). Além disso, seu faturamento foi beneficiado pelo repasse do custo do bunker aos clientes, maiores volumes de Cabotagem e melhor mix de cargas.

No TVV, o volume de contêineres movimentados caiu 8% em relação ao primeiro trimestre de 2021, para 40 mil TEUs, resultado compensado pelo aumento de 150% no volume de carga geral movimentada no período, para 287 mil toneladas, levando sua receita líquida a saltar 30% sobre o ano passado, para R US$ 77,1 milhões.

O EBITDA da empresa atingiu R$ 114 milhões, um aumento de 62% sobre o ano anterior. Apesar do crescimento de 16% no CPV e 90% das despesas, a Log-in conseguiu expandir sua margem EBITDA em 7,1 pontos percentuais, para 29,4%, impulsionada pelo robusto crescimento da receita.

O aumento do CPV, para R$ 254 milhões, é explicado principalmente pelo maior custo de combustível e aumento dos custos variáveis, em linha com o crescimento do volume, enquanto as despesas operacionais atingiram R$ 35 milhões, +90% em base anual, impactadas por mão de obra obrigações, recuperação de despesas discricionárias e gastos relacionados a M&A’s.

Com isso, o lucro líquido da Log-in atingiu R$ 60,3 milhões, de um prejuízo de R$ 21,3 milhões no primeiro trimestre de 2021. O aumento de 66% anual nas despesas financeiras, devido à maior taxa de juros, foi parcialmente compensado pelo crescimento de 191% em suas receitas financeiras e pelo efeito positivo da estratégia de hedge accounting da Companhia, resultando em uma despesa financeira líquida de R$ 11,7 mn, de um prejuízo de R$68,1mn no primeiro trimestre de 2021.

Excluindo os efeitos não-caixa, o lucro líquido teria sido de ~R$37,7 milhões no primeiro trimestre de 2022 contra R$22,4 milhões no primeiro trimestre de 2021, um crescimento de 64%.

No próximo trimestre os resultados da Tecmar serão consolidados na Demonstração do Resultado, o que deverá contribuir para a redução das margens consolidadas. Isso, aliado ao aumento das obrigações trabalhistas, deve pressionar os resultados da empresa no curto prazo.

Apesar do resultado positivo, considerando a menor valorização das ações da Log-in, de 11%, o Banco Safra mantém a recomendação neutra para as ações da empresa.

Saiba mais

Vale a pena investir em LOGN3?

  • Brasil tem um formato favorável para o transporte costeiro, considerando suas dimensões continentais;
  • Transporte marítimo costal é um modal com custos menores;
  • Diversificação de risco logístico.

Quais são so principais riscos de LOGN3?

  • Aumento da concorrência pela atenuação das barreiras à entrada no mercado;
  • Redução da capacidade ociosa nos principais terminais de contêineres;
  • Problemas com a monetização do Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM);
  • Aumento do custo do bunker (combustível utilizado no motor dos navios).

Sobre a operadora de logística Log-In

Fundada pela Vale, a Log-In (LOGN3) é uma empresa de logística brasileira que planeja, gerencia e opera o manuseio, armazenamento e transporte de carga. A empresa foi a primeira operadora de logística doméstica capaz de oferecer uma solução integrada  para movimentação portuária e transporte de contêineres porta a porta. Ela opera por via marítima ou ferroviária e é complementada por rodovias  por meio de seus terminais intermodais terrestres.

As operações intermodais compreendem as atividades de administração e operação de contêineres, navegação costeira, transporte ferroviário, operações de terminais intermodais de carga, entre outros serviços. Com esse alcance, a empresa  consegue atender as principais regiões do Brasil e os fluxos de comércio entre essas regiões.

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