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Lina Nakata

As competências do futuro: como está o seu preparo?

Criatividade e flexibilidade são duas das mais importantes competências para o futuro profissional, segundo relatório do Fórum Econômico Mundial

Habilidades no escritório

As habilidades no mundo do trabalho têm uma duração cada vez mais curta, aponta estudo | Foto: Getty Images

Quem imaginou, há dez anos ou mais, que profissionalmente estaria fazendo o que está executando hoje? Acredito que menos da metade das pessoas do mundo acertaria, mas não por falta de planejamento de carreira, e sim por intensas mudanças no mercado.

Para se ter uma ideia, em 2015, o Fórum Econômico Mundial anunciou em seu relatório que, nos cinco anos seguintes, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações deveria mudar. Até mesmo por causa disso, em 2020 o próprio Fórum lançou o “The Future of Jobs Report 2020”, apresentando as novas competências do futuro, pois as anteriores já não estariam atualizadas. Além disso, antecipa que 50% da lista provavelmente também mudará nos próximos cinco anos.

Isso tudo nos leva a entender que as habilidades têm uma duração cada vez mais curta. Aquilo que sabemos agora pode não ter nenhuma validade nos próximos meses, assim como devemos nos preparar para aprender coisas diferentes. Quem não estiver apto para isso, infelizmente perderá seu espaço e empregabilidade. Atualmente, quase todo trabalho já pode ser automatizado por máquinas.

15 competências para o futuro

Então, quais são essas 15 competências do futuro, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (2020)? Esta é a lista, na ordem de prioridade:

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
  3. Resolução de problemas complexos
  4. Pensamento crítico e análise
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa
  6. Liderança e influência
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia
  8. Programação e design de tecnologia
  9. Resiliência, tolerância a estresse e flexibilidade
  10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação
  11. Inteligência emocional
  12. Teste e experiência de usuário
  13. Orientação a serviços
  14. Avaliação e análise de sistemas
  15. Persuasão e negociação

Pense nos seus principais pontos fortes. Estão relacionados com esses itens? Como você pode se desenvolver para impulsionar essas habilidades? E caso já as tenha, como você está apresentando essas competências para o mercado? As pessoas sabem que você detém essas super skills?

Não sinta a pressão de que você precisa aprender e desenvolver tudo, mas entenda que são tendências apontadas por profundos estudos. E ninguém quer ficar deslocado.

No estudo do Fórum Econômico Mundial, duas dessas competências são destacadas: criatividade e flexibilidade. Na minha visão, são soft skills muito valiosas: primeiro, porque dificilmente podem ser absorvidas por robôs, segundo, porque criatividade e flexibilidade são fundamentais para a geração de inovação, e terceiro, porque a criatividade gera muito valor para as organizações, e a flexibilidade é uma competência mais que necessária em tempos turbulentos.

Mas, mais importante que tudo isso, é sabermos desaprender para conseguir aprender e reaprender. A capacidade mais relevante do profissional do futuro será saber descontruir conhecimentos e habilidades, para que novas competências sejam desenvolvidas de forma mais sólida e rápida. Não devemos ficar presos a antigos conceitos e premissas, e sim abrir a mente para infinitas possibilidades.

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Professora e pesquisadora da FIA Business School, co-presidente da Professional Women Network (PWN-SP), diretora de marketing da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração e diretora de carreiras da Sempre FEA. Leciona também na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Insper, ESEG e Uneed.

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