close

Agência Estado

2022, um ano desafiador

É hora do setor produtivo, dos poderes públicos e da população brasileira se unirem para melhorar o ambiente de negócios e enfrentar um ano desafiador

2022

Após um ano difícil para a economia, 2022 se apresenta com grandes desafios para o setor produtivo | Foto: Getty Images

O ano de 2021, para o setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos não terminou da forma projetada, tampouco com os resultados que gostaríamos. Apesar dos bons indicadores do primeiro trimestre, a partir do segundo semestre o desempenho do setor refletiu o recuo geral da produção nacional apontado pelo IBGE durante todo o ano de 2021.

Houve queda de 30% nas vendas em volume, em relação ao mesmo período de 2020. Fatores como desemprego, queda na renda e a forte pressão inflacionária têm prejudicado a confiança do consumidor para aquisição de bens duráveis.

Por outro lado, a elevada variação cambial do dólar, a alta no custo da energia elétrica, o crescente valor do frete marítimo e o aumento nos preços dos insumos encareceram a produção no país, afetando o preço final dos produtos ao consumidor.

Todo esse contexto macroeconômico torna 2022 ainda mais desafiador, uma vez que teremos pela frente um ano de eleições, o que deve ampliar a instabilidade no campo político e afastar da agenda prioritária as reformas estruturantes tão necessárias para o avanço econômico.

A solução para que possamos reverter este cenário passa por políticas de estímulo ao consumo e a adoção das medidas necessárias por parte do nosso país para melhorias do ambiente de negócios e a minimização dos impactos do Custo Brasil. Sem isso, a retomada da economia não ocorrerá.

É hora de todo o setor produtivo, dos poderes públicos e da população brasileira se unirem e superarem estes desafios. Como Eletros, seguiremos acreditando no nosso país e nos empenhando ainda mais para a construção de um Brasil melhor.


Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra