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Nelson Rosamilha

A escolha de um líder

A escolha de um líder precisa estar diretamente relacionada com a cultura da organização, mas também depende do contexto em que essa liderança será inserida

Líder na frente de outras pessoas caminhando em direção a local iluminado

As companhias falham em 82% das vezes quando o assunto é escolher o candidato certo para o trabalho necessário e, quando se trata de gestão, essa escolha vai afetar toda a cadeia de trabalhadores abaixo desse líder | Foto: Getty Images

Qual o melhor estilo de liderança para uma organização? De acordo com a consultoria Gallup, as companhias falham em 82% das vezes quando o assunto é escolher o candidato certo com o talento para o trabalho necessário e, quando se trata de gestão, essa escolha vai afetar o envolvimento para o trabalho de toda a cadeia de trabalhadores abaixo desse líder. Ainda de acordo com a Gallup, os gestores são responsáveis por pelo menos 70% da variação nas pontuações de engajamento dos funcionários nas unidades de negócios.

A dificuldade para acertar nessa escolha tem alguns motivos. E o principal deles é a reposta para a pergunta feita no início desse artigo: depende. A escolha de um líder precisa estar diretamente relacionada com a cultura da organização, mas também vai depender do contexto em que essa liderança será inserida. Não existe estilo certo para a organização, ele tem que se adequar ao contexto da equipe ou dos serviços a serem entregues.

Uma das primeiras coisas que um gestor deve aprender a observar é em que momento ele é gerente e em que momento ele é líder. Gestão e liderança são diferentes, mas se completam. Gestão é uma atividade propositalmente dirigida a uma meta, preocupada em cumprir os objetivos com e por meio dos esforços dos outros. Já a liderança é particularmente importante quando um projeto se encontra com problemas, quando mudanças são requeridas ou quando existem incertezas sobre o curso da ação.

Liderança é necessária para exercer todas as competências de um profissional de projetos e, também para um gerente de projetos, de forma que ele possa ser visto e apoiado pela equipe. Além de mostrar liderança dentro da equipe do projeto, o gerente de projeto precisa ser visto como um líder representando o projeto frente aos interessados do projeto, gerencia sênior e patrocinador. Todo gerente de projeto deveria ser um líder, mas nem todos os líderes são gerentes de projeto.

Liderança é a habilidade de estabelecer visão e direção, influenciar e alinhar as pessoas envolvidas para uma única direção com propósito comum, empoderando e inspirando as pessoas a atingirem os objetivos do projeto, e assim entregar valor com sucesso. O verdadeiro líder consegue extrair o máximo da sua equipe, mantê-la motivada e confiante, definitivamente, não é possível fazer isso mantendo a equipe afastada.

É possível liderar uma equipe de várias maneiras, a escolha do estilo de liderança pode ser pela preferência pessoal ou em função do contexto do projeto. E, este estilo pode mudar no decorrer do ciclo de vida do projeto. Existem alguns estilos mais comuns como:

  • Laissez-Faire: deixar que a equipe tome as próprias decisões, por exemplo, permitir que a equipe forneça relatórios ao patrocinador do projeto.
  • Transacional: estilo de gestão com foco nos resultados e objetivos e fornecimento de feedback para determinar recompensas e punições.
  • Líder servidor: tem como propósito colocar as pessoas em primeiro lugar porque seu foco é na aprendizagem, crescimento, autonomia e bem estar da equipe.
  • Transformacional: colabora com a equipe para criar a mudança necessária para atingir a visão da organização.
  • Líder carismático: possui alto nível de energia, confiança, entusiasmo e convicções que inspiram a equipe.

Algumas empresas têm determinado perfil de liderança devido à sua cultura organizacional ou mesmo objetivo de transformação. Se o profissional não se encaixa naquele perfil, não deve forçar a barra, fingir que tem o que precisa e achar que vai se adequar. Vai provavelmente acabar resultando naquela história que muito ouvimos, da pessoa que fica pouco tempo e depois diz que não teve uma boa experiência.

Não ter um determinado perfil não é uma deficiência profissional muito menos demérito; com certeza ele terá um perfil adequado a outras organizações. O que não se deve é forçar uma química quando os elementos claramente não se combinam. Também é possível que o profissional mude seu estilo de liderança, porém é preciso avaliar sua real predisposição para tal.

Vemos, portanto, que o estilo de liderança é muito importante para o sucesso de uma empresa ou de um projeto. Mas não existe um tipo de liderança que é universalmente ideal para todas as empresas. Se o profissional vai ser técnico de um time de futebol, por exemplo, ele precisa ser um líder servidor, porque vai precisar desenvolver as habilidades dos jogadores e não apenas comandar as jogadas. Já em se tratando de uma empresa que está envolvida na implantação de um projeto de inteligência artificial, isso exigirá mudanças dramáticas e, nesse caso, um líder transformacional pode ajudar a realinhar os valores e as normas da organização e, quando necessário, acomodar e envolver mudanças internas e externas.

Desse modo, é importante que na hora de escolher um líder, as empresas olhem não só para o contexto em que irá inserir esse líder, e não apenas para uma cartilha de preferências. Da mesma forma, o profissional que se candidata à tarefa precisa estudar esse contexto e avaliar o estilo de liderança que será necessário aplicar, além de analisar se a cultura da empresa está de acordo com o seu perfil.


Nelson Rosamilha é coordenador dos MBAs em Gerenciamento de Projetos e Metodologias Ágeis e Logística e Supply Chain da Trevisan Escola de Negócios. É formado em processamento de dados pelo Mackenzie com MBAs na Califórnia, Pensilvânia e Tel-Aviv com ênfase em Administração, Telecomunicações e Gerenciamento de Projetos, mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP.

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