A AgRisk, plataforma de gestão e monitoramento de análise de crédito e risco no Agronegócio, promoveu um webinar nesta terça-feira (27) sobre crédito e governança. Foi uma oportunidade para expor nossa análise dos ciclos do agronegócio e sobre as variações de preços e custos e momentos onde as commodities caem e os preços demoram a acompanhar.
Como enfrentar esses desafios?
A solução está na montagem de três pilares importantes como qualificação dos novos clientes, ou seja, critérios de aceitação, como baixa alavancagem, risco socioambiental zero, análise de crédito e fluxo de caixa e não somente patrimônio.
Por fim, é necessária uma gestão de risco e monitoramento que complementa a forma que foram conduzidos os primeiros passos, ou seja, necessidade de monitoramento pluviométrico por região, custo, receita e etc.
Todo o escopo de governança precisa ser coordenado, como sucessão, conselheiros externos com visão para o futuro do negócio, política de crescimento, investimentos e pagamento de dividendos, além da visão ESG.
No encontro na AgRisk também respondemos a perguntas sobre a safra 23/24, o preço da soja e seus viés de manutenção, além de fatores determinantes como a alta produção na Argentina e China, com redução nas compra do Brasil.