close

Ricardo Leite

Análise de crédito no agronegócio

Análise de crédito e risco do agronegócio envolve questões como sucessão, visão de futuro, conselheiros externos e todos os aspectos ESG

agronegócio

Plataforma AgRisk de gestão e monitoramento de análise de crédito e risco no Agronegócio promove webinar sobre o setor | Foto: Getty Images

A AgRisk, plataforma de gestão e monitoramento de análise de crédito e risco no Agronegócio, promoveu um webinar nesta terça-feira (27) sobre crédito e governança. Foi uma oportunidade para expor nossa análise dos ciclos do agronegócio e sobre as variações de preços e custos e momentos onde as commodities caem e os preços demoram a acompanhar.

Como enfrentar esses desafios?
A solução está na montagem de três pilares importantes como qualificação dos novos clientes, ou seja, critérios de aceitação, como baixa alavancagem, risco socioambiental zero, análise de crédito e fluxo de caixa e não somente patrimônio.
Por fim, é necessária uma gestão de risco e monitoramento que complementa a forma que foram conduzidos os primeiros passos, ou seja, necessidade de monitoramento pluviométrico por região, custo, receita e etc.
Todo o escopo de governança precisa ser coordenado, como sucessão, conselheiros externos com visão para o futuro do negócio, política de crescimento, investimentos e pagamento de dividendos, além da visão ESG.
No encontro na AgRisk também respondemos a perguntas sobre a safra 23/24, o preço da soja e seus viés de manutenção, além de fatores determinantes como a alta produção na Argentina e China, com redução nas compra do Brasil.

Abra sua conta no Banco Safra.


Executivo de finanças com especialização em Inovação pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Superintendente executivo do Safra Empresas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra