Uma das estrelas na passarela do São Paulo Fashion Week, que aconteceu no final de 2022, foi o algodão sustentável. O movimento Sou de Algodão, que reúne todos os agentes da cadeia produtiva e da indústria têxtil da fibra, desde o homem do campo até o consumidor final, emplacou, pela primeira vez, um desfile com peças confeccionadas com a matéria-prima.
A proposta do desfile foi valorizar o algodão cultivado de forma responsável, além de mostrar a versatilidade do produto. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), boas práticas agrícolas, como o manejo consciente de água e manejo integrado de pragas, são atestadas no algodão presente nas passarelas. Sem falar que a cadeia do produto é uma das poucas que tem rastreabilidade de ponta a ponta no país.
Cada vez mais, os consumidores brasileiros estão em busca de responsabilidade ambiental. Um levantamento, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que 38% dos entrevistados sempre verificam ou verificam às vezes se os produtos foram produzidos de forma ambientalmente correta.
A sustentabilidade do algodão comparada a outras fibras será uma das principais bandeiras da Abrapa para valorizar a pluma brasileira e promover o consumo interno e externo no próximo biênio.