close

Lina Nakata

Como o acúmulo de conhecimentos nos ajuda

Conhecimentos acumulados nos ajudam a sermos melhores, pois as competências, à medida que vão sendo agregadas à nossa cabeça, geram complementaridade e ativam informações relacionadas, fortalecendo conexões

Conhecimentos

As conexões fortalecem os conhecimentos já absorvidos e ajudam a desenvolver a criatividade | Foto: Getty Images

Aos cinco anos de idade, comecei a aprender a ler – tanto em japonês quanto em português, inclusive aprendi a letra A no mesmo dia – e sempre gostei de adquirir conhecimentos diversos. Poucos anos depois, fui fazer aulas de inglês, e então francês, espanhol, alemão. Na escola, minhas melhores notas vinham da matemática, afinal gosto muito de números e sentia que tinha uma facilidade natural para isso. Várias pessoas costumavam me dizer que eu tinha essa boa capacidade por exercitar dois idiomas distintos (português e japonês) e que esse fato me ajudava bastante. Não sabia como poderia ser verdade, pois não visualizo o meu cérebro funcionando, mas era algo que marcava.

Também fui praticante de inúmeras modalidades esportivas: comecei com a natação, fazia as aulas de educação física na escola, com bastante atletismo e vôlei, e daí pude escolher um pouco mais, migrando para o tênis, canoagem, esqui, entre várias outras. Assim como via muitas relações entre os idiomas que aprendia, também pude ver que os esportes tinham pontos em comum, cujas habilidades me ajudavam. Alguns professores comentavam que a força de um esporte contribuía para o outro, ou que o equilíbrio de algo seria fundamental para outra atividade. Achava curioso, só ouvia, mas não ia atrás de mais informações, até então.

Não apenas com idiomas e esportes, de alguma forma entendia que os diversos campos do conhecimento se dialogavam. Como seria possível? Recentemente, tive a oportunidade de conversar com um neurologista, e lhe perguntei como se davam essas relações entre as partes do cérebro e das diversas competências adquiridas. Ele me passou alguns trabalhos científicos que tratam do tema, e entendi que esses comentários eram verdadeiros, com explicações um pouco mais aprofundadas. Realmente, além de as conexões fazerem sentido e fortalecerem o que já temos absorvido, também conseguimos desenvolver mais a criatividade.

Isso tudo quer dizer que o acúmulo de conhecimentos efetivamente nos ajuda a sermos ainda melhores. Os conhecimentos são escaláveis e geram muita riqueza nas ideias. No entanto, não é algo automático e nem natural. Essas competências, à medida que vão sendo agregadas à nossa cabeça, precisam ingressar no cérebro de maneira consciente. Esse fenômeno ocorre quando, ao termos alguma bagagem já adquirida, absorvemos mais alguma carga, e passamos a divagar sobre isso. Quando refletimos e contemplamos sobre a complementaridade dos conhecimentos, então nosso cérebro ativa as partes relacionadas e fortalece essas conexões. E é isso que gera uma competência mais rica e criativa.

Achei essa descoberta bastante interessante, pois muitas vezes estamos juntando um monte de informações, acumulando habilidades e querendo ser cada vez mais capazes e eficazes. Acontece que se ficarmos só acumulando tudo na cabeça, pode não ser de grande valia, mas sim o que vale é a capacidade de digerir todo esse conteúdo.

Conclui-se que uma inteligência contribui para a outra, então não desperdice aquilo que já sabe, pois sempre pode ser agregado a alguma outra skill. Essa reflexão mais aprofundada pode nos dar mais soluções sendo resolvidas, ideias inovadoras e um pensamento mais sistêmico. Pratique!

Abra sua conta


Professora e pesquisadora da FIA Business School, co-presidente da Professional Women Network (PWN-SP), diretora de marketing da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração e diretora de carreiras da Sempre FEA. Leciona também na Universidade Presbiteriana Mackenzie, Insper, ESEG e Uneed.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra