close
Murillo de Aragão

Murillo de Aragão

Desvendando Brasília

Sem uma análise fria dos acontecimentos não se desvenda o processo político que se manifesta em Brasília. E tudo o que acontece por lá tem impacto na vida e nas expectativas dos investidores

Brasília

Desvendar os sinais de Brasília impõe um pragmatismo difícil de prevalecer em tempos de polarização e de narrativas exacerbadas | Foto: Getty Images

Meu trabalho me colocou em uma posição privilegiada para acompanhar a política nacional. Bem como me permitiu conhecer figuras extraordinárias, caso de Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Jarbas Passarinho, Paulo Brossard, Marco Maciel e ainda raposas da política, como Flávio Marcílio, Thales Ramalho e ACM entre muitos outros. Nos anos 80, fiz um curso intensivo de política ouvindo discursos e assistindo a embates nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

No fim daquela década, fiz um mestrado em Ciência Política que aprofundava, na teoria, o que eu havia aprendido na prática. Era a continuação de um interesse intenso. A política sempre foi, para mim, uma paixão. E a paixão me levou para perto da política. Não como político, mas como analista político. Não como militante de partido, e sim como um interessado no processo político.

A minha paixão pela política me faz ter muito cuidado com a análise política, que, paradoxalmente, deve ser feita sem paixão. Fica estabelecida então uma divisão clara: o amor pela política deve estimular a análise política precisa e isenta. Assim como o amor pela medicina deve estimular o médico a fazer o melhor diagnóstico possível.

Em suma, a visão do analista político não deve ser turbada por paixões e preferências. É uma luta diária, já que todo ser humano tem preferências e elas podem contaminar suas opiniões. Ao abordar o tema, busco trazer uma reflexão para o investidor que fica com um olho no mercado e outro na política. A paixão do investidor deve levá-lo a fazer da melhor maneira possível o que já faz. Mesmo que, nem sempre, suas escolhas sejam as de sua preferência.

Viver é fazer escolhas, e o investidor bem-sucedido é aquele que faz as melhores escolhas na maior parte do tempo. Desvendar os sinais de Brasília impõe um pragmatismo difícil de prevalecer em tempos de polarização e de narrativas exacerbadas. Mas não resta alternativa. Sem uma análise fria dos acontecimentos não se desvenda o processo político que se manifesta em Brasília. E tudo o que acontece por lá tem impacto na vida e nas expectativas dos investidores.

O Brasil vive um boom de investidores pessoas físicas. Eles estão chegando ao mercado de ações e esse movimento, provavelmente, se expandirá e irá incorporar mais pessoas, passando a ser uma opção real para milhões de brasileiros que começam a aprender educação financeira. A situação que se impõe envolve análises sofisticadas dos acontecimentos, tanto no tocante à conjuntura geral quanto no tocante às políticas específicas.


Murillo de Aragão, professor, advogado, jornalista e cientista político, é mestre em Ciência Política e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, CEO da Arko Advice Pesquisas, fundador da Advocacia Murillo de Aragão e professor-adjunto da Columbia University (Nova York)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra