O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR) e a Fundação Instituto de Administração (FIA) realizam de forma recorrente estudos sobre o comportamento de consumo dos brasileiros.
Como o comércio é uma atividade cíclica, ou seja, tem flutuações significativas em relação a uma tendência dependendo da ocorrência de datas comemorativas, parte desses estudos refere-se exatamente ao padrão de compras das famílias nesses momentos, a saber: Natal, Dia das Mães, Black Friday etc.
A análise de tais dados, coletados e examinados com algoritmos de IA – Inteligência Artificial e NLP – Natural Language Processing, permitem não apenas apontar o estado de ânimo dos consumidores, mas também revelar a natureza dos movimentos de compra dos indivíduos.
Pois bem, a próxima data é O Dia das Crianças dia 12 de outubro próximo. O que podemos dizer? O Dia das Crianças, não será nem melhor nem pior que os registrados no passado recente, entretanto, vai ratificar o curso de um processo de mudança.
Analisando os dados desde 2017 nota-se que o mercado infantil brasileiro vem passando por transformações significativas, refletindo mudanças tecnológicas, sociais e culturais mais amplas.
Então deve-se indagar como essas tendências influenciarão a celebração deste ano? As projeções indicam um cenário misto, com algumas categorias em ascensão e outras em declínio. No entanto, o panorama geral sugere uma transformação na natureza da comemoração, com um foco crescente em experiências digitais e produtos que combinam entretenimento e educação. Sinteticamente são essas as principais tendências:
- Entretenimento Digital em Alta: Com o crescimento contínuo de GAMES e STREAMING INFANTIL, esperamos ver muitas crianças recebendo presentes relacionados a jogos eletrônicos ou assinaturas de serviços de streaming. Isso pode proporcionar experiências mais imersivas e interativas;
- Foco em Educação: O aumento no interesse por MATERIAL ESCOLAR sugere que presentes educacionais serão bem recebidos. Isso pode incluir livros eletrônicos, tablets educativos ou kits de ciências, combinando aprendizado e diversão.
- Experiências Familiares: Embora PARQUES E DIVERSÕES mostrem uma ligeira queda, ainda há um interesse significativo. Famílias podem optar por celebrar com passeios ou experiências compartilhadas, valorizando o tempo juntos;
- Opções Mais Saudáveis: A diminuição do interesse em FAST-FOOD INFANTIL pode levar a celebrações com opções alimentares mais saudáveis e nutritivas.