close

Claudio Felisoni de Angelo

Dia das Crianças de 2024 será diferente

Estudo do IBevar e FIA aponta tendências do mercado no Dia das Crianças, e mostra foco crescente em produtos digitais que combinam entretenimento e educação

Dia das Crianças

Pesquisa indica preferência por jogos e livros eletrônicos, tablets e assinaturas de streaming | Foto: Getty images

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR) e a Fundação Instituto de Administração (FIA) realizam de forma recorrente estudos sobre o comportamento de consumo dos brasileiros.

Como o comércio é uma atividade cíclica, ou seja, tem flutuações significativas em relação a uma tendência dependendo da ocorrência de datas comemorativas, parte desses estudos refere-se exatamente ao padrão de compras das famílias nesses momentos, a saber: Natal, Dia das Mães, Black Friday etc.

A análise de tais dados, coletados e examinados com algoritmos de IA – Inteligência Artificial e NLP – Natural Language Processing, permitem não apenas apontar o estado de ânimo dos consumidores, mas também revelar a natureza dos movimentos de compra dos indivíduos.

Pois bem, a próxima data é O Dia das Crianças dia 12 de outubro próximo. O que podemos dizer? O Dia das Crianças, não será nem melhor nem pior que os registrados no passado recente, entretanto, vai ratificar o curso de um processo de mudança.

Analisando os dados desde 2017 nota-se que o mercado infantil brasileiro vem passando por transformações significativas, refletindo mudanças tecnológicas, sociais e culturais mais amplas.

Então deve-se indagar como essas tendências influenciarão a celebração deste ano? As projeções indicam um cenário misto, com algumas categorias em ascensão e outras em declínio. No entanto, o panorama geral sugere uma transformação na natureza da comemoração, com um foco crescente em experiências digitais e produtos que combinam entretenimento e educação. Sinteticamente são essas as principais tendências:

  • Entretenimento Digital em Alta: Com o crescimento contínuo de GAMES e STREAMING INFANTIL, esperamos ver muitas crianças recebendo presentes relacionados a jogos eletrônicos ou assinaturas de serviços de streaming. Isso pode proporcionar experiências mais imersivas e interativas;
  • Foco em Educação: O aumento no interesse por MATERIAL ESCOLAR sugere que presentes educacionais serão bem recebidos. Isso pode incluir livros eletrônicos, tablets educativos ou kits de ciências, combinando aprendizado e diversão.
  • Experiências Familiares: Embora PARQUES E DIVERSÕES mostrem uma ligeira queda, ainda há um interesse significativo. Famílias podem optar por celebrar com passeios ou experiências compartilhadas, valorizando o tempo juntos;
  • Opções Mais Saudáveis: A diminuição do interesse em FAST-FOOD INFANTIL pode levar a celebrações com opções alimentares mais saudáveis e nutritivas.


Claudio Felisoni de Angelo é professor e coordenador de Projetos da FIA Business School, ligada à Fundação Instituto de Administração da USP. Preside o conselho Laboratório de Finanças e Programa de Administração de Varejo da FIA. É professor titular do Departamento de Administração de Empresas da FEA/USP e presidente do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra