Uma empresa chamada Vanguard Renewable, nos EUA, desenvolveu um modelo de negócio que conecta fazendas com empresas de alimentos e varejistas para combinar seus fluxos de resíduos e usá-los para gerar gás natural renovável. O processo pode servir para descarbonizar o fornecimento de energia para a sociedade como um todo.
Mas, como funciona o processo? De acordo com matéria publicada na Forbes, em novembro de 2022, o esterco é colocado dentro de um tanque fechado sem oxigênio. Sob a condição anaeróbica, existem micróbios especializados do intestino da vaca que geram o gás metano – mesmo combustível rico em energia que chamamos de gás natural.
Depois, o agricultor recebe de volta o “digerido” sem nenhum custo. Dessa maneira, ele não precisa comprar tanto fertilizante sintético e, portanto, uma análise do ciclo de vida do leite reflete uma pegada de carbono menor. Já a Vanguard Renewable seca e purifica o metano e o alimenta na rede regional de gás natural, obtendo sua receita da concessionária.
Na outra parte do modelo de negócios, a Vanguard faz acordos com empresas que têm problemas de desperdício de alimentos para também processar seus resíduos.
Esse método depende de uma tecnologia chamada “digestão anaeróbica”, ou AD, que tem sido amplamente utilizada há décadas na Europa. Você já conhecia o processo?