close

Claudio Felisoni de Angelo

Reputação e vantagem competitiva: destaques do ranking IBEVAR-FIA

A reputação de uma empresa se tornou um de seus ativos mais valiosos, no mundo dos negócios cada vez mais acelerado e competitivo

Ibevar

Estudos recentes destacaram o papel crítico que a reputação desempenha no posicionamento competitivo de uma empresa | Foto: Getty Images

A FIA Business School, em parceria com o IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, realiza todos os anos o Ranking IBEVAR – FIA. Trata-se de um estudo abrangente no qual se examinam diversos aspectos entre eles a imagem que as empresas varejistas projetam para os consumidores e para os colaboradores.

No mundo dos negócios, cada vez mais acelerado e competitivo, a reputação de uma empresa se tornou um de seus ativos mais valiosos. À medida que consumidores e partes interessadas se tornam cada vez mais exigentes, a capacidade de construir e manter uma reputação forte e positiva pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Estudos recentes destacaram o papel crítico que a reputação desempenha no posicionamento competitivo de uma empresa. De acordo com o estudo Global RepTrak 2023 do Reputation Institute, as empresas com reputação forte têm uma vantagem financeira significativa sobre seus pares.

O estudo constatou que as empresas mais respeitadas do mundo superaram o S&P 500 em 5,4% em 2022, demonstrando os benefícios financeiros tangíveis de uma reputação corporativa sólida.

O impacto da reputação vai além do desempenho financeiro

A Harvard Business Review constatou ainda que uma reputação positiva pode melhorar a capacidade de uma empresa de atrair e reter os melhores talentos. Com efeito, o referido estudo mostrou que as empresas com reputações sólidas conseguiram atrair candidatos a emprego com qualificações 30% superiores em comparação com seus concorrentes.

O estudo IBEVAR-FIA identifica as empresas varejistas mais admiradas em vinte oito segmentos utilizando algoritmos de AI – Artificial Inteligence e NLP – Natural Language Processing.

Uma pergunta que pode ser feita é: Por que a preocupação específica com o varejo? O varejo guarda, pela própria natureza da operação, grande proximidade com o consumidor final. Além disso, a indústria desenvolve suas atividades em um cenário de acirrada competição global, no qual a reputação e a diferenciação se tornam fatores-chave para a sobrevivência e o crescimento das empresas.

As informações levantadas e estatisticamente organizadas não apenas permitem apontar as empresas mais destacadas, mas também aquelas que estão melhorando a reputação mais rapidamente. Além disso o trabalho revela também as razões que levaram a tal posicionamento.


Claudio Felisoni de Angelo é professor e coordenador de Projetos da FIA Business School, ligada à Fundação Instituto de Administração da USP. Preside o conselho Laboratório de Finanças e Programa de Administração de Varejo da FIA. É professor titular do Departamento de Administração de Empresas da FEA/USP e presidente do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra