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Patricia Artoni

Como a Inteligência Artificial transforma o branding

IA generativa avança no marketing, com potencial para transformar as práticas de branding e comunicação das empresas de todos os portes e setores

IA generativa no Marketing

O futuro e o sucesso das marcas dependem da adoção da IA de maneira ética, empática e estratégica | Foto: Getty Images

A inteligência artificial (IA) generativa está se tornando indispensável para as estratégias demarketing contemporâneas. Recentemente, apresentamos o estudo “Desvendando o Futuro do Marketing com Inteligência Artificial Generativa”, desenvolvido em colaboração pelo LabMKT-FIA, Gaspers.IA e AnaMid, realizado entre fevereiro e junho de 2024. Esse estudo mostra o impacto da incorporação dessa tecnologia nas táticas de marketing no Brasil, com uma análise detalhada do uso da IA generativa.

Os resultados indicaram que a IA generativa está ganhando terreno no marketing, revelando um potencial significativo para transformar as práticas de branding e comunicação das empresas de todos os portes e setores.

A capacidade de AI em gerar conteúdo de alta qualidade, personalizar experiências do cliente e otimizar campanhas de marketing, dentre outras, está transformando a maneira como as empresas se comunicam e criam conexões com seus públicos-alvo.

A Inteligência artificial generativa emerge como uma ferramenta transformadora na forma de implementar estratégias. A pesquisa revelou os profissionais de marketing pesquisados a utilizam principalmente para ação de conteúdo (66%), destacando a crescente importância dessa tecnologia na otimização de estratégias de comunicação e na personalização de conteúdo.

Como as marcas podem navegar e prosperar nesse novo cenário?

O storytelling sempre foi uma ferramenta poderosa no arsenal do branding. Agora, com a IA, o storytelling se torna ainda mais relevante. A capacidade da IA de analisar vastas quantidades de dados e compreender o comportamento do consumidor permite que as marcas criem narrativas autênticas e envolventes que ressoam profundamente com seu público-alvo.

Hoje, inclusive um pequeno empreendedor pode utilizar a IA para analisar tendências do setor e preferências dos consumidores, criando produtos e serviços que refletem os desejos e valores de seu público, construindo e solidificando sua marca.

Além disso, os profissionais de marketing podem melhorar a performance de suas estratégias de branding ao utilizar modelos de aprendizado de máquina e IA para elevar sua capacidade de precisão em termos de segmentação de clientes, identificação de gatilhos de valor e avaliação do potencial dos clientes.

A IA generativa traz vantagens em termos de precisão ao permitir a criação de campanhas e conteúdos que se alinhem melhor às preferências dos clientes, evitando mensagens conflitantes e maximizando os benefícios da interação a cada ponto de contato.

Embora a IA generativa abra um mundo de oportunidades para o branding, também traz consigo desafios significativos. Um dos principais desafios é encontrar o equilíbrio entre personalização e privacidade. Os consumidores esperam maior transparência sobre como seus dados são usados e protegidos.

Os resultados da pesquisa do LabMKT-FIA, Gaspers.IA e AnaMid, destacam que os gestores de marketing estão atentos e 47% dos respondentes estão preocupados com a privacidade e proteção de dados, e em busca do desenvolvimento de abordagens cuidadosas e éticas na implementação da IA generativa.

Os resultados mostram a vantagem competitiva em termos de confiança e a lealdade dos consumidores que as marcas podem conquistar ao utilizar a IA de forma ética e transparente. A chave está em estabelecer uma comunicação clara sobre como os dados são coletados, utilizados e protegidos, garantindo que a personalização seja sempre uma escolha consciente e consentida.

O desenvolvimento de chatbots para atendimento ao cliente e suporte técnico está em ascensão nas práticas de marketing. E com ele vemos um desafio a mais as estratégias de branding: a humanização da marca. A pesquisa aponta que 31% dos profissionais dos profissionais consultados aplicam IA nesse campo.

A interação com chatbots e assistentes virtuais é cada vez mais comum, e um dos desafios também está em manter a conexão emocional com o consumidor nesses canais. O importante desafio para branding aqui é ser capaz de entregar respostas empáticas também na resolução de problemas, garantindo uma conexão mais próxima e satisfatória com os consumidores.

Em um breve resumo, o futuro e o sucesso das marcas dependem da adoção da IA de maneira ética, empática e estratégica. A IA pode impulsionar o sucesso das marcas, desde a conexão emocional com o consumidor até a otimização dos processos internos. Este é um momento de aprendizado contínuo e inovação constante, onde a conexão emocional e a personalização se tornam ainda mais cruciais.

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Patricia Artoni é professora convidada e coordenadora de Marketing do LabMKT da FIA Business School. Acumula mais de 15 anos de experiência em pesquisa, ensino e extensão em áreas distintas do campo de Marketing tais como: branding, desenvolvimento de produtos e serviços, pesquisa de mercado, UX / CX e estratégia de negócios. Bacharel e mestre em Administração com ênfase em Marketing pela FEA-USP. Doutora em Estratégias de Marketing pela EAESP-FGV. Experiência em setores como telecomunicações e educação

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