close

Ricardo Leite

A lógica do cisne negro

A lógica do Cisne Negro nos ensina que é impossível prever todos os eventos futuros com base no conhecimento e nas informações disponíveis

Cisne negro vuca

Ao contrário do que defende a maioria dos economistas, estamos constantemente à mercê do inesperado, escreve o autor Nassim Nicholas Taleb | Foto: Getty Images

A “lógica do Cisne Negro” é um conceito introduzido por Nassim Nicholas Taleb em seu livro “O Cisne Negro: O Impacto do Altamente Improvável.”

O termo “cisne negro” é utilizado para descrever eventos raros, altamente impactantes e imprevisíveis que ocorrem fora do comum e que, em retrospectiva, parecem ter sido previsíveis.

Existem três características principais de um evento Cisne Negro:

  • Raridade: é excepcional e está além das expectativas normais, uma vez que nada no passado apontava para sua possibilidade.
  • Impacto extremo: causa impacto significativo na sociedade, na economia ou na vida das pessoas.
  • Explicabilidade retrospectiva: após o evento ocorrer, as pessoas tendem a racionalizar sua ocorrência, argumentando que deveriam tê-lo previsto.

A lógica do Cisne Negro nos ensina que é impossível prever todos os eventos futuros com base no conhecimento e nas informações disponíveis. Portanto, temos que nos preparar para o inesperado e nos adaptarmos a cenários imprevisíveis. A medida que avançamos no mundo moderno e nos tornamos mais interconectados, os Cisnes Negros podem ser ainda mais influentes e devastadores.

Você, líder, já pensou no assunto ? Como se prepara para o inesperado, nesse mundo “VUCA” (Caracterizado por Volatilidade, Incerteza, Complexidade, Ambiguidade).

Abra sua conta


Executivo de finanças com especialização em Inovação pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Superintendente executivo do Safra Empresas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra