A “lógica do Cisne Negro” é um conceito introduzido por Nassim Nicholas Taleb em seu livro “O Cisne Negro: O Impacto do Altamente Improvável.”
O termo “cisne negro” é utilizado para descrever eventos raros, altamente impactantes e imprevisíveis que ocorrem fora do comum e que, em retrospectiva, parecem ter sido previsíveis.
Existem três características principais de um evento Cisne Negro:
- Raridade: é excepcional e está além das expectativas normais, uma vez que nada no passado apontava para sua possibilidade.
- Impacto extremo: causa impacto significativo na sociedade, na economia ou na vida das pessoas.
- Explicabilidade retrospectiva: após o evento ocorrer, as pessoas tendem a racionalizar sua ocorrência, argumentando que deveriam tê-lo previsto.
A lógica do Cisne Negro nos ensina que é impossível prever todos os eventos futuros com base no conhecimento e nas informações disponíveis. Portanto, temos que nos preparar para o inesperado e nos adaptarmos a cenários imprevisíveis. A medida que avançamos no mundo moderno e nos tornamos mais interconectados, os Cisnes Negros podem ser ainda mais influentes e devastadores.
Você, líder, já pensou no assunto ? Como se prepara para o inesperado, nesse mundo “VUCA” (Caracterizado por Volatilidade, Incerteza, Complexidade, Ambiguidade).