close
Sidney Klajner

Sidney Klajner

Modelo de governança consistente impulsiona organizações a irem além

Através do conceito ‘Triple Aim’, o Hospital Israelita Albert Einstein vai além das atividades-fim, com ações que beneficiam todo o setor de saúde e a sociedade brasileira

Mãos com luvas azuis segurando um globo de vidro, alusivo à governança em instituições de saúde

Conceito do Institute for Healthcare Improvement, entidade que atua para promover avanços na qualidade dos sistemas de saúde em todo o mundo, foi assumido pela governança do Einstein a partir de 2013 | Foto: Getty Images

Uma instituição de saúde pode, evidentemente, ter objetivos e estratégias focados no âmbito restrito de suas atividades. Ou pode almejar ir além, impactando também o setor e a sociedade como um todo. Ou seja, pode impulsionar transformações em uma área onde não faltam desafios e abismos que, no Brasil, podem ser observados, por exemplo, na disparidade de condições de acesso à saúde, de qualidade da assistência e de recursos físicos, tecnológicos e humanos disponíveis nas diferentes regiões do país e até em uma mesma cidade.

O Einstein é uma dessas organizações que quer ir além. E foi isso que o levou a adotar como base de sua governança, a partir de 2013, o conceito Triple Aim do Institute for Healthcare Improvement (IHI). Independente e sem fins lucrativos, o IHI é uma organização que, como o nome diz, atua no sentido de promover avanços na melhoria da qualidade dos sistemas de saúde em todo o mundo.

No âmbito assistencial, o Einstein já tinha uma sólida política de qualidade e segurança baseada nos princípios do Institute of Medicine, dos Estados Unidos. Adotar a tripla meta do IHI significou uma evolução, abrangendo horizontes mais amplos. Numa ponta, estão a qualidade e segurança assistencial na perspectiva da experiência do paciente, um conceito que acrescenta ao desfecho do tratamento a forma como ele é acolhido, cuidado e respeitado em suas preferências e individualidades. Em outra ponta, ganham relevância ainda maior a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o controle das enfermidades crônicas na população. E a terceira meta proposta pelo Instituto enfatiza o foco no combate aos desperdícios, uma frente abrangente que inclui, por exemplo, evitar exames e procedimentos desnecessários ou incorporar inovações e tecnologias que não agregam valor para o paciente ou cuja relação custo-efetividade não faça sentido.

Essas três pontas do Triple Aim ajustam-se perfeitamente ao Propósito de “entregar vidas mais saudáveis, levando uma gota de Einstein para cada ser humano” e com a Visão de “ser líder e inovador na assistência à saúde, referência na gestão do conhecimento e pelo comprometimento com a responsabilidade social”. Dessa forma, elas permeiam as estratégias do Einstein e os caminhos seguidos para torná-las realidade, estando contemplados, inclusive, nas metas estabelecidas no Balanced Scorecard (BSC).

Isso se aplica às mais diversas iniciativas. No Escritório de Melhoria de Processos, por exemplo, os projetos (que são desenvolvidos com base na metodologia Lean Six Sigma) estão vinculados a uma ou mais metas do IHI. Exemplificando: uma ação para implantar uma solução digital a fim de reduzir o tempo de espera em determinada área impacta positivamente a experiência do paciente e também evita o custo de contratar mais um colaborador para atividades burocráticas, concentrando mais recursos com foco na assistência.

A expertise acumulada em nossas iniciativas tanto na assistência como nas áreas de suporte levou à criação da Academia Einstein de Excelência Operacional e do Escritório de Excelência Einstein, ambos somando esforços ao já consagrado Instituto Israelita de Consultoria e Gestão (IICG). A Academia oferece serviços nas áreas de ensino e consultoria para o processo de transformação operacional e cultural das instituições de saúde, incluindo cursos in company aqui e no exterior, como o que está em andamento atualmente em um hospital na Colômbia. Já o Escritório de Excelência é uma unidade especializada em projetos colaborativos com instituições públicas e privadas para auxiliá-las no alcance de resultados sustentáveis, gerando e compartilhando conhecimento e soluções aplicáveis em larga escala. Um exemplo é a colaborativa finalizada em setembro de 2021, com o objetivo de redução da taxa de mortalidade materna relacionada a condições potencialmente ameaçadoras à vida (CPAVs) em 56%, em 19 hospitais privados com leitos públicos, em sete estados brasileiros (SP, RJ, RO, PA, PE, MG, CE).

Duas metas adicionais

Mais recentemente, a tripla meta do IHI foi acrescida de outras duas: satisfação no trabalho (experiência do colaborador) e equidade. Ambas já fazem parte da vida do Einstein há anos. Para os colaboradores, criamos o programa Cuidar, voltado à promoção da saúde e prevenção de doenças dos profissionais e seus dependentes; as Clínicas Einstein, com equipes e estrutura focadas na atenção primária à saúde; e o Calmamente, um programa voltado à saúde mental e que, durante a pandemia, foi ampliado em termos de estrutura, atividades e abrangência com o programa Ouvid, em razão dos impactos sofridos no contexto de crise, sobretudo pelos profissionais da linha de frente.

Mais uma vez, pensamos em ir além e compartilhar nossos conhecimentos e experiência. Hoje, atendemos diversas empresas e outras organizações com esse modelo de assistência focado em atenção primária, promoção da saúde e prevenção de doenças de seus colaboradores. Dessa forma, ganham as pessoas diretamente beneficiadas com o cuidado de sua saúde, ganha a empresa com mais produtividade e menos afastamentos, e ganha o sistema de saúde com menos doenças graves que exigem tratamentos hospitalares mais complexos e custosos.

A quinta meta, que diz respeito à equidade em saúde, também não é algo novo na vida do Einstein. Equidade significa acesso à assistência com as melhores práticas, recursos e padrões de qualidade e segurança, independentemente de quem seja o paciente. É isso que fazemos quando levamos para as unidades de saúde do sistema público que administramos os mesmos protocolos assistenciais e as mesmas políticas de qualidade e segurança adotados nas unidades próprias do Einstein. Por que o Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch tornou-se referência no atendimento de casos graves de Covid-19? Porque adotamos lá os mesmos protocolos das unidades Einstein do sistema suplementar. Por que um paciente oncológico do Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho recebe um tratamento com os mesmos padrões de excelência daquele que é atendido no Morumbi e em Goiânia? Porque todos são cuidados da mesma maneira. Pode-se adicionar a essa lista uma série de outros porquês, e a resposta que se aplica a todos eles é a mesma: o Einstein é um só, seja atuando na esfera privada ou na pública.

A adoção das metas do IHI, a forma como as traduzimos em todas as nossas atividades e o entendimento acerca da nossa capacidade de influência na América Latina fizeram do Einstein, desde 2013, parceiro estratégico do Institute for Healthcare Improvement na América Latina. Por meio dessa aliança, sensibilizamos outros países, desenvolvemos projetos colaborativos, cursos e eventos, que vão transformando a realidade da saúde, compartilhando o aprendizado adquirido e contribuindo para que mais atores trilhem os caminhos que levarão a um futuro da saúde mais inclusivo e sustentável. Um desses eventos é o Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança Einstein-IHI, que terá sua sétima edição em setembro próximo. Com o tema central Beyond ESG, ganharão destaque os debates e reflexões sobre a equidade – um dos elementos essenciais na agenda dos atores do setor público e privado empenhados em ir além.

Abra sua conta


Sidney Klajner é Cirurgião do Aparelho Digestivo e Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. Possui graduação, residência e mestrado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de ser fellow of American College of Surgeons. É coordenador da pós-graduação em Coloproctologia e professor do MBA Executivo em Gestão de Saúde no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Einstein.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra