close
José Jorge do Nascimento Júnior

José Jorge do Nascimento Júnior

Segundo semestre sugere otimismo moderado

Black Friday, Copa do Mundo e Natal, além da injeção de recursos na economia, ajudam a injetar ânimo para um futuro não muito distante

Eletros

Conjunto de variáveis positivas pode dar uma injeção de ânimo importante no segundo semestre | Foto: Getty Images

O setor de eletroeletrônicos e eletrodomésticos vem passando por uma persistente onda de retração de vendas desde setembro do ano passado. No entanto, é possível que o segundo semestre represente um momento de esperança renovada nesse cenário. Tradicionalmente, é um período em que nossos resultados apresentam melhores desempenhos.

Ainda que os indicadores macroeconômicos estejam bastante desafiadores, com o câmbio muito acima do desejável, ao lado de taxas de inflação e de juros bastante elevadas, algumas oportunidades à vista nos permitem ter um certo otimismo, ainda que moderado.

Um fator extraordinário que se soma à contribuição da Black Friday e do Natal é a realização da Copa do Mundo fora de época no Qatar. A Copa do Mundo tem o histórico de estimular as vendas de linha marrom e esperamos que este ano ela também provoque efeitos positivos em outros setoriais.

Outro fator que eleva nosso otimismo vai ser a possibilidade de contar com parte dos recursos injetados na economia a partir da PEC 15/22, que beneficiará economicamente a população de baixa renda e algumas categorias profissionais.

Esse conjunto de variáveis positivas pode dar uma injeção de ânimo importante para virarmos o jogo e buscar novas perspectivas para um futuro não muito distante.  Nesse sentido, estamos confiantes que a indústria eletroeletrônica e eletrodoméstica pode, mais uma vez, fazer a diferença para a economia brasileira.

Abra sua conta


José Jorge do Nascimento Júnior foi secretário estadual de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas e Coordenador Geral da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Formado em Administração e Especialista em Comércio Exterior pela Universidade Federal do Amazonas, é atualmente presidente executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra