O ano de 2020 foi muito duro e difícil para o mundo. E na história, nas piores crises e cenários de incerteza foram desenvolvidas grandes façanhas e ideias.
A pandemia do coronavírus foi avassaladora para a vida das pessoas, para as empresas que viveram e ainda vivem um turbilhão financeiro e governos, que mesmo sem recursos, foram obrigados a ampliar o déficit fiscal, para que os países sobrevivessem ao caos.
Nesse cenário dificílimo muita coisa boa aconteceu, do ponto de vista de marketing e tendências. Uma transformação digital e humanística do mundo.
Até dezembro de 2019 vivíamos uma evolução constante do mundo digital. Entretanto, o mundo analógico e linear era muito presente em nosso cotidiano.
A partir de fevereiro de 2020 e com a pandemia tudo mudou. Conceitos de gestão e planos estratégicos de longo prazo, foram alterados radicalmente. Foram tomadas decisões estratégicas pelas empresas em dias, o que levariam meses ou até anos.
Tendências de anos futuros, transformaram-se em realidade do presente. E nesse cenário as companhias tiveram que colocar em prática novos planos, muito no digital, em meio ao fechamento do varejo, cidades em quarentena e funcionários em home office.
Assim, o conceito de fazer mais com menos foi colocado em prática à fórceps pelas empresas. E o investimento da verba de marketing e comunicação teve que seguir e estar alinhado com esse “novo normal”.
Ambiente nunca foi tão desafiador
O ambiente de marketing para as empresas nunca foi tão desafiador. De um lado temos consumidores assustados, com medo de perder o emprego, de serem contaminados pela COVID-19 ou sua família e entes queridos.
As marcas precisam saber transitar nesse ambiente de incerteza, medo, com as pessoas cansadas do confinamento e restrições e emoções afloradas.
Segundo dados da McKinsey, 80% dos brasileiros estão pessimistas com a economia, 40% com medo de perder o emprego, 80% preocupados com saúde e disseminação do vírus e 79% preocupam-se em cuidar da família.
Nesse ambiente as pessoas cada vez mais buscam propósitos para suas vidas e marcas que reflitam isso. Marcas que fizeram o bem e vem fazendo durante a pandemia, ajudando a sociedade estão mais bem avaliadas pela população, do que aquelas que somente se preocuparam com seu fluxo de caixa.
E de outro lado temos uma transformação digital e audiência domiciliar única. O confinamento gerou uma verdadeira transformação digital forçada.
Atualmente 99% dos internautas brasileiros assistem a vídeos na Internet. A audiência de streaming no país é de 7 pontos, ou 15% da audiência domiciliar de TV, só menor que a Globo.
Erroneamente se considera que a internet é apenas para jovens. Por conta da pandemia, a audiência madura, acima de 55 anos, foi a que mais cresceu nesses meses de confinamento.
Pessoas que antes somente iam a agências bancárias, baixaram o aplicativo do banco, telespectadores assinaram Netflix e Amazon Prime para passar o tempo em casa, internautas que tinham medo de comprar pela Internet, por necessidade aderiram ao e-commerce.
Marketing digital para todas as idades
Assim, no mundo atual marcas precisam olhar o marketing digital não somente para os jovens, mas para todos os consumidores.
Segundo estudo da Limelight Networks, 13% das pessoas de +61 anos assistem a vídeos online mais de 20 horas por semana. Similar ao público de 36-45 anos.
As marcas que já estavam preparadas para explorar o ambiente digital, foram as que mais cresceram, com índices impressionantes.
O mundo digital permite a conexão com os consumidores online, produção de conteúdo relevante e com custos baixos, vivenciar novos ambientes como as redes sociais e os games/eSports. E tudo isso produzindo dados, já considerado o novo petróleo do mundo!
No ambiente digital, ir além do negócio e produzir conteúdo permite que se tenha conhecimento profundo do cliente. Entender comportamento e interesses das pessoas no ambiente digital, gera grande retorno para marcas corporativas e startups.
Marcas, por exemplo como Nike e adidas, que sofreram com o fechamento de lojas físicas, impulsionaram o investimento e obtiveram alto retorno no e-commerce. O crescimento nas vendas digitais foi gigantesco e as ações das empresas na bolsa de valores disparam em meio à pandemia.
Um dos principais fatores foi o trabalho com os apps esportivos das marcas.
Quem soube expandir os negócios e o marketing para o ambiente digital cresceu, mesmo com o caos ao redor. Outros que permaneceram no mundo analógico, sofreram e vem sofrendo pesadas perdas.
Crescimento com a pandemia
Assim, empresas precisam entender o mundo atual e expandir sua proposta de valor para que gere impacto real para a sociedade. Um storytelling verdadeiro e impactante pode alavancar marcas, pois devem trazer valores positivos para a sociedade.
Empresas precisam pensar além do negócio, gerando impacto real para a vida das pessoas. Precisam interagir com o social, saúde pública, projetos ambientais, entretenimento, esporte e cultura.
Criando associações positivas em um mundo hiper conectado e ávido por empresas que façam o bem para a sociedade.