close
Henrique Constantino

Henrique Constantino

Turismo decola com vacina e a vontade reprimida de curtir a vida

Uma euforia está tomando o lugar do período sombrio e triste que vivemos nesses últimos dois anos por causa da pandemia

Turismo

O turismo interno está em franco crescimento, assim como eventos, festas, shows, graças à eficácia da campanha de vacinação | Foto: Getty Images

No começo deste ano de 2021 preparei um comentário expondo a minha expectativa positiva com relação a retomada da economia, principalmente no setor de viagens e turismo. Minha opinião continua com cenário otimista, pois o maior medo daquele momento, parece estar se dissipando. A campanha de vacinação tem se demonstrado bastante eficaz, e os níveis de contaminações, internações hospitalares e principalmente mortes estão cada vez em números mais baixos.

Diante da confirmação da redução dos efeitos da pandemia na rotina das pessoas, toda aquela vontade reprimida de voltar a curtir a vida, conhecer novos lugares e viajar, está aflorando de forma acelerada. O turismo interno está em franco crescimento, assim como eventos, festas, shows, enfim, uma euforia está tomando o lugar do período sombrio e triste que vivemos nesses últimos dois exercícios pandêmicos.

No viés contrário a esse otimismo, existem diversos fatores – políticos, econômicos e mesmo sociais – que estão mexendo com o mercado financeiro e gerando uma série de incertezas, principalmente no aspecto inflacionário. Isso pode atrapalhar parte do crescimento setorial e prejudicar no curto prazo o crescimento econômico do país, mas ainda assim, o resultado final, no médio e longo, será extremamente positivo para o setor.

Uma fase gloriosa para o turismo

Novos hábitos pessoais gerarão mais oportunidades e quem souber aproveitar o momento, com certeza viverá uma fase gloriosa no futuro.

Temos uma população gigantesca, um mercado aberto, sem grandes preconceitos, sem entraves religiosos, um povo pacífico, uma democracia em desenvolvimento, lembrando que temos pouco mais de 30 anos de um estado democrático de direito estabelecido pela Constituição de 1988, portanto uma democracia ainda jovem.

Cada dia que passa, nossas instituições democráticas ficam mais consolidadas, e a população mais consciente de seu compromisso eleitoral, e que os efeitos de seus votos, independente da convicção de cada um, mantém o diálogo presente.

As divergências são expostas com liberdade, mesmo que em alguns casos sejam mal interpretadas ou incendiárias, e geram um pensamento que possibilita o poder pessoal de escolha, demonstrando o crescimento da maturidade de nosso povo.

Com esse cenário exposto, prefiro sempre escolher o lado cheio do copo, ou seja, busco enxergar o lado bom de todas as coisas, e por isso mantenho meu otimismo com o Brasil, e mais ainda com o setor de viagens e turismo, principalmente no mercado interno.

Temos muitas virtudes e capacidade de adaptação, somos flexíveis e não acredito que eventuais discussões pontuais possam estragar tudo que temos construído de bom neste país. É claro que poderia ser melhor, e não precisaríamos passar por diversas discussões inoportunas que temos vivido, mas se a população como um todo, continuar lutando por dias melhores e buscando a estabilidade econômica e política, sairemos ainda mais fortes dessa fase negativa de nossas vidas. Entendo que nossa base estrutural está cada vez mais sólida e essa fase da década perdida está com os dias contados.

Por isso, minha mensagem continua a mesma do início do ano, talvez com potenciais ofensores diferentes, mas ciente de que, no que depender do setor de mobilidade, nosso país irá retomar o caminho do crescimento e superará esses percalços políticos e econômicos, demonstrando mais uma vez, a capacidade de resiliência de nossa nação.

Posso estar sendo ingênuo em minha análise simplória, mas realmente acredito que vamos em breve encontrar o caminho do desenvolvimento sustentado, colhendo os frutos de boa parte das reformas estruturantes já realizadas e que ainda não surtiram seus efeitos em função da pandemia.


Co-fundador da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e do Grupo Comporte

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra