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Claudio Felisoni de Angelo

Vendas tendem a cair no segundo trimestre de 2025

Comparando o segundo trimestre de 2025 com o mesmo período de 2024, o Ibevar e a FIA estimam um recuo das vendas da ordem de 3,21%

Varejo

Para 75% dos ramos do varejo a previsão é de desaceleração dos volumes comercializados no segundo trimestre de 2025| Foto: Getty Images

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (IBEVAR) em associação com a FIA Business School realiza trimestralmente uma pesquisa sobre as disposições de compra dos consumidores brasileiros.

O trabalho fundamenta-se em duas abordagens distintas. Uma delas toma como base as séries temporais divulgadas pelos organismos oficiais e projeta o volume esperado de comercialização em diferentes segmentos empregando modelos econométricos. A outra abordagem levanta dados primários das redes sociais (Natural Language Processing) e os trata com algoritmos de Inteligência Artificial estabelecendo cenários para diferentes categorias, nesse caso, não apenas de produtos, mas também de diversos serviços.

O último estudo avaliou as tendências de consumo para o segundo trimestre de 2025. Comparando o segundo trimestre de 2025 com o mesmo período de 2024 estima-se um recuo das vendas da ordem de 3,21%.

Também é esperada uma queda do volume total de vendas no acumulado de janeiro de 2025 até o fim do segundo trimestre desse ano, isto é, uma queda de 1,94%. Examinando os segmentos do IBGE comparativamente ao segundo trimestre de 2024 projeta-se queda para 9 entre os doze listados pelo referido instituto oficial.

Em termos percentuais pode-se dizer que para 75% dos ramos a previsão é de desaceleração dos volumes comercializados.

Os dados colhidos nas redes sociais fornecem uma visão mais granular. O estudo, nessa parte, apresenta dois valores para as vendas nos próximos três meses.

Um correspondente a tendência obtida pelos dados passados. O outro o percentual efetivamente esperado de vendas. Dos 38 segmentos, incluindo serviços, para apenas 9 o esperado supera o projetado pela série histórica. Conclui-se que há sinais claros de que o crescimento baseado no consumo anabolizado está chegando ao fim.


Claudio Felisoni de Angelo é professor e coordenador de Projetos da FIA Business School, ligada à Fundação Instituto de Administração da USP. Preside o conselho Laboratório de Finanças e Programa de Administração de Varejo da FIA. É professor titular do Departamento de Administração de Empresas da FEA/USP e presidente do IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo.

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