close

5 melhores espumantes nacionais do ano

O consumo da bebida nos últimos dez meses foi 40% maior que no mesmo período do ano passado, segundo a associação dos produtores

Espumante nacional

A alta do dólar foi compensada pelo aumento da oferta de rótulos nacionais, produzidos principalmente na Serra Gaúcha | Foto: Getty Images

O brasileiro está bebendo mais espumantes. De acordo com a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) o consumo de vinhos desse tipo foi de 20 milhões de litros nos últimos dez meses, contra 14 milhões no mesmo período de 2020.

A associação que reúne os maiores produtores credita à reabertura de bares e restaurantes o aumento do consumo da bebida mais lembrada para as comemorações.

Com a proximidade das festas do fim de ano, o presidente da associação, Luiz Argenta, espera que o desempenho da venda de espumantes ultrapasse os 22,4 milhões de litros até o fim do ano. 

Consumo de espumantes importados também aumentou

“Champanhes e espumantes estão com importações em alta. Dos nobres espumantes franceses, entraram no Brasil 3,8 mil caixas de 9 litros no mês de setembro, totalizando 30,2 mil caixas ao longo do ano. É um volume 102% maior do que no ano passado”, diz relatório da Ideal Consulting.

De acordo com o levantamento, setembro registrou uma alta de 84,7% no valor gasto com champanhes no Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado. Os demais espumantes tiveram um aumento de 88% na comparação com igual período de 2020.

Os 5 melhores espumantes brasileiros, segundo o Guia Adega Brasil

  • Adolfo Lona Especial Trinta Método Tradicional Brut Rosé (93 pontos), da Serra Gaúcha, “tem gostosa textura, acidez vibrante e final persistente, refinado e profundo.”
  • Cave de Pedra Blanc de Blancs Brut (93 pontos), do Vale dos Vinhedos. “Destaca-se pelo frescor, pela acidez elétrica e pela textura cremosa, além do final persistente”.
  • Estrelas do Brasil Nature Clássico (93 pontos), da Serra Gaúcha. “Mostra frutas cítrica e brancas de perfil mais fresco em harmonia com notas especiadas, terrosas e de frutos secos”.
  • Casa Valduga RSV Moscatel Espumante, da Serra Gaúcha (92 pontos) “Nítido nos aromas e sabores, esbanja frutas brancas seguidas de notas florais.”
  • Monte Paschoal Moscatel Rosé Espumante (92 pontos) da Serra Gaúcha. “Sedutor e gostoso de beber, tem ótima acidez, textura e cremosa e final com toques cítricos e de morango.” 
CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra