País deve passar EUA na exportação de grãos
Brasil está em segundo lugar, com 122 milhões de toneladas anuais, mas no ritmo atual deve assumir a liderança, segundo a Embrapa
14/03/2021O Brasil pode se tornar o maior exportador de grãos do planeta dentro de cinco anos, superando os Estados Unidos.
A informação está em um levantamento feito pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atualmente o país alimenta 800 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo o estudo.
De acordo com a Embrapa, em apenas dez anos a participação do Brasil no mercado mundial de alimentos saltou de US$ 20,6 bilhões para US$ 100 bilhões, tendo como destaque carne, soja, milho, algodão e produtos florestais.
Do ano 2000 a 2020, a produção brasileira de grãos cresceu 210%, enquanto a mundial aumentou 60%.
O Brasil é o quarto produtor mundial, mas o segundo exportador de grãos, basicamente de soja e milho.
O maior exportador de grãos em 2020 foram os Estados Unidos com 138 milhões de toneladas. O Brasil está em segundo lugar com 122 milhões de toneladas.
“Nos próximos 5 anos o Brasil deverá superar os Estados Unidos em exportação”, afirma o gerente da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas da Embrapa, Elisio Contini.
Com base neste histórico e com os elevados preços internacionais dos produtos, a produção do Brasil deverá atingir a 3% de crescimento mundial, segundo a Embrapa.
“E até 2050 a produção brasileira de grãos poderá superar os 500 milhões de toneladas, sendo ainda mais importante para a segurança alimentar do mundo”, acrescentou.