close

Parecer inicial do Cade aprova fusão de Hapvida e Intermédica sem restrições

Para o Safra, mercado esperava por recomendação de venda de ativos por parte da superintendência do órgão antitruste

Fachada do prédio da Hapvida, que deve se fundir com a Intermédica

Operadoras de saúde anunciaram a fusão em março deste ano, que deve criar uma empresa com R$ 100 bilhões de valor de mercado | Foto: Divulgação/Hapvida

Após uma análise minuciosa da concentração de mercado decorrente da fusão entre Hapvida (HAPV3) e Intermédica (GNDI3), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou relatório na noite de quarta-feira, 15, recomendando a aprovação do negócio, sem restrições.

As operadoras de saúde anunciaram a fusão em março deste ano, que deve criar uma empresa com R$ 100 bilhões de valor de mercado.

Saiba mais

Com isso, o Banco Safra publicou relatório sobre a decisão da Superintendência do cade.

Na visão do banco, a aprovação foi melhor do que o esperado, uma vez que a instituição via uma expectativa por parte do mercado de que as companhias teriam que vender ativos que representavam aproximadamente 2% a 3% dos membros combinados.

Agora, há um prazo de 15 dias para possíveis manifestações de membros do tribunal do Cade, que podem pedir a revisão do laudo e até propor e negociar medidas restritivas com as empresas se julgarem necessário.

Abra sua conta

De acordo com os dados mais recentes da Agência Nacional de Saúde (ANS), Hapvida e Intermédica têm uma carteira combinada de 8,5 milhões de membros.

A participação de mercado combinada é de cerca de 18%, mas em algumas cidades a concentração de mercado é maior.

Dessa forma, as empresas acabam por complementar suas operações, ao passo que o Hapvida é forte no Norte e no Nordeste do País e a Intermédica, por sua vez, no Sudeste.

Detalhes sobre os últimos balanços financeiros de ambas as companhias podem ser conferidos por este link.

Sobre o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3)

O Grupo NotreDame Intermédica (GNDI3), empresa de capital aberto, é uma das maiores operadoras de saúde do País, com cerca de 5,6 milhões de beneficiários.

É reconhecido pelo pioneirismo em Medicina Preventiva e por oferecer as melhores soluções em saúde e odontologia.

Fundado em 1968, o GNDI opera planos de saúde, planos odontológicos e saúde ocupacional.

Sua estrutura de atendimento contempla hospitais, centros clínicos, unidades de medicina preventiva e unidades de prontos-socorros autônomos.

Sobre o Hapvida (HAPV3)

O Sistema Hapvida (HAPV3) é uma holding constituída na forma de sociedade por ações com sede em Fortaleza, Ceará.

A companhia obteve o registro de empresa de capital aberto em 20 de abril de 2018 e iniciou as negociações de suas ações no segmento especial Novo Mercado.

Fundada em 1979, inicialmente como uma clínica, a companhia tem como atividades preponderantes: (i) venda de planos de saúde com cobertura de custos de assistência médica, sendo a maior parte dos atendimentos realizada nas redes clínica, ambulatorial e hospitalar própria; e (ii) venda de planos odontológicos com o serviço prestado através de rede credenciada

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra