close

Paul Krugman diz que pacote veio tarde demais

Colunista do The New York Times diz que governo de Joe Biden vai precisar de apoio no Congresso

EUA, wall street

País ainda precisa recuperar dez milhões de empregos perdidos na pandemia, diz economista / Foto: Getty Images

Paul Krugman, colunista do The New York Times ganhador do Prêmio Nobel de Ciências Econômicas em 2008, considera que o pacote fiscal de US$ 900 milhões aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos representam um alívio para a economia americana. Mas, segundo ele, o alívio chegou tarde demais.

O problema, segundo Krugman, é que a ajuda econômica terminará muito em breve: o aumento dos benefícios para os desempregados vai durar apenas 11 semanas.

E, além disso, o processo pelo qual o acordo foi alcançado tem implicações sinistras para o futuro, segundo o economista.

“Não poderemos iniciar uma vigorosa recuperação econômica até que uma grande fração da população seja vacinada, o que pode não acontecer até o verão ou mesmo o início do outono”, escreveu ele em sua coluna após a aprovação do pacote.

Ele destaca que o país ainda precisa recuperar mais dez milhões de empregos ceifados pela pandemia. E mesmo que a recuperação fosse rápida como em maio e junho (“quando o governo Trump insistia em dizer que a pandemia estava sob controle”), ainda vai demorar até o país alcançar o pleno emprego.

Segundo o economista, o pacote fornece uma espécie de ponte para o futuro pós-Covid, mas na realidade é uma ponte que abrange apenas parte do abismo à frente. E a forma como a lei foi aprovada oferece poucas razões para otimismo.

Em meados de março, segundo Krugman, os Estados Unidos ficaram à beira de uma crise financeira que se aproximava do colapso após a queda do Lehman Brothers em 2008. O Federal Reserve estabilizou os mercados comprando ativos financeiros e deixando claro que poderia ampliar as compras se fosse necessário.

“Foi um trabalho bem feito, mas o risco de crise financeira não desapareceu, por isso queremos ter certeza de que o Fed tem as ferramentas para enfrentar desafios futuros”, diz Krugman.

Numa metáfora sobre o novo pacote, Krugman escreve que “o copo está meio cheio, para milhões de famílias americanas que terão meses menos infernais pela frente, mas também está meio vazio, pois o governo Democrata de Joe Biden vai precisar de apoios no Congresso para evitar sabotagem econômica pela frente.

Default CTA Default CTA

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra