Paulistas com mais de 80 terão vacina este mês
Produção de vacinas será ampliada no Butantan com a chegada na quarta, dia 3, de novo lote de matéria-prima da China
01/02/2021A população de 80 a 84 anos do Estado de São Paulo poderá começar a ser vacinada contra a covid-19 no fim de fevereiro. Até lá, partir da próxima segunda-feira, dia 8, o foco será a imunização de idosos com mais de 90 anos e, a partir de 15 de fevereiro, também daqueles entre 85 e 89 anos.
Antes disso, o governo paulista aguarda uma incorporação do público de 80 anos ou mais no plano nacional de imunização, o que foi solicitado pelo governo paulistano.
Matéria-prima da China chega na quarta
As novas vacinas que o Instituto Butantan vai começar a produzir com a matéria-prima que está vindo da China vão ficar prontas a partir do dia 25 de fevereiro.
Segundo o diretor do Butantan, Dimas Covas, serão 17,3 milhões de doses fabricadas com os 5,4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) que chegam da China na quarta-feira, 3.
A matéria-prima é fornecida pela chinesa Sinovac, parceira do Instituto Butantan na produção da vacina Coronavac.
Até o dia 10 de fevereiro, uma segunda carga do insumo, com 5,6 mil litros, deve chegar ao Butantan. Com o total de 11 mil litros de insumo, o Instituto Butantan prevê produzir 17,3 milhões de doses da vacina.
Pedido adicional de insumo da Coronavac
Além desses 11 mil litros, Dimas Covas disse que o Instituto Butantan já encaminhou à China um novo pedido para receber mais 8 mil litros da vacina pronta.
Até este momento, o instituto já recebeu 10,8 milhões de doses, sendo que 6 milhões delas chegaram prontas. Desse total, o Butantan já encaminhou 8,7 milhões de doses para o Ministério da Saúde.
Ainda esta semana, o Instituto Butantan e o Ministério da Saúde devem assinar um acordo de compra de 54 milhões de doses adicionais da vacina, além das 46 milhões já definidas em contrato.
“Isso vai nos permitir chegar a um total de 100 milhões de doses. Nossa programação é que possamos entregar essas doses até o começo de agosto. Estamos trabalhando a todo vapor para que, rapidamente, as doses sejam produzidas assim que a matéria-prima chegar a partir de quarta-feira”, disse o diretor do Instituto Butantan. (Com Agência Brasil)