close

Pazuello espera ‘avalanche de propostas de vacinas’

Ministro deu a declaração durante lançamento de programa que vai capacitar profissionais para a campanha de vacinação

Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que apresentou cronograma de vacinação em reunião com governadores | Foto: Agência Brasil

As unidades básicas de Saúde (UBSs) de todo o país vão ser usadas como salas de aula para capacitar profissionais de vacinação.

O programa de capacitação foi lançado hoje pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e pelo Ministério da Saúde.

O programa ImunizaSUS vai capacitar mais de 94 mil profissionais de saúde. Os profissionais atuam diretamente nas ações de imunização em municípios de todo o país.

‘Avalanche de propostas’

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse no lançamento que o país está aguardando novos lotes de vacinas. Segundo ele, não faltará imunizante. “Em breve haverá uma avalanche de propostas de vacinas no Brasil”, afirmou.

“Em janeiro, começo de fevereiro, vai ser uma avalanche de laboratórios apresentando propostas, porque são 270 iniciativas no mundo. Temos que ter atenção e muito cuidado para colocar todas elas disponíveis o mais rápido possível dentro da segurança e eficácia”, afirmou, pedindo em seguida que as pessoas “confiem no SUS”, disse o ministro.

As vacinas disponíveis atualmente são suficientes para vacinar 2,8 milhões de brasileiros. O País aguarda o recebimento de mais vacinas compradas da Índia, para processamento na Fiocruz, e matéria prima da China para a produção de vacinas no Instituto Butantan.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra