Investidor vê Bolsa barata, mas com potencial limitado de valorização, mostra pesquisa do Banco Safra
Pesquisa com participantes da J. Safra Brazil Conference mostra percepção cautelosa dos gestores, que vêem Ibovespa atrativo, mas com valorização potencial limitada
27/09/2024Pesquisa com investidores feita pelo Banco Safra durante a J. Safra Brazil Conference 2024, realizada dias 24 e 25 de setembro no no Hotel Grand Hyatt São Paulo, mostra o sentimento e posicionamento dos gestores, além de determinar quais temas eles consideram relevantes para o mercado no último trimestre de 2024 e em 2025.
De maneira geral, as respostas apontam para cautela de investidores quanto às expectativas para o próximo ano, indicando valorização limitada do Ibovespa até o fim de 2025, menor propensão a risco e preferência por exposição a setores mais resilientes (como serviços financeiros) e pouco dependentes do cenário doméstico (como commodities e defensivos – utilidades básicas, por exemplo).
Os gestores demonstram percepção de que o Ibovespa está atrativo, mas valorização potencial esperada é limitada. Sobre o nível de valuation do Ibovespa, 57% dos entrevistados veem a bolsa brasileira barata, 7% acreditam que está extremamente barata e 37% veem o Ibovespa bem precificado. Apesar de a maior parte das respostas indicar que a bolsa está barata, a expectativa média para o Ibovespa ao fim de 2025 é 140,5 mil pontos, o que representa uma valorização potencial de apenas 5,6%.
Saiba mais
- Expansão das apostas online eleva inadimplência, afirma Campos Neto
- J. Safra Brazil Conference tem público recorde em busca de informações estratégicas
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretor
O J. Safra Brazil Conference 2024, evento anual mais importante do Banco Safra, foi encerrado na quarta-feira pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O evento reuniu mais de 2,5 mil participantes, entre investidores e executivos das principais empresas brasileiras listadas na Bolsa.
Expectativas de um ciclo de aperto monetário mais intenso e inflação acima da meta em 2025
A expectativa média para a Selic em 2025 é de 11% (patamar ligeiramente abaixo do projetado pela Pesquisa Focus, em 11,5%). Sobre o IPCA, a expectativa média ficou em 4,4% (número acima da Pesquisa Focus, em 3,97%). Para o PIB, a expectativa é de 2,0% (levemente acima do projetado pela Pesquisa Focus, em 1,90%). E a expectativa média para o dólar ficou em R$ 5,49 (acima do que é esperado pela Pesquisa Focus, em R$ 5,35).
Setores mais resilientes, pouco dependentes do cenário doméstico e mais defensivos entre os preferidos para 2025.
Em relação aos setores, para 40% dos entrevistados a preferência ficou com o setor de Serviços Financeiros, seguido de Commodities (23%). O setor de Utilidades Básicas ficou na terceira colocação na preferência dos investidores, com 15% das respostas. Entre as commodities, Petróleo e Gás (34%), Siderurgia e Mineração (30%) e Alimentos (24%) são as preferidas.
Consumo & Varejo e Educação são os setores com expectativa de pior desempenho em 2025.
Para 52% dos entrevistados, o setor de Consumo & Varejo apresentará a pior desempenho em 2025 e, para 14%, o setor de Educação terá a pior performance.
Economia norte-americana, europeia e chinesa.
Para 61% dos entrevistados, a dinâmica da economia norte-americana ou europeia deve ajudar o desempenho da economia brasileira, enquanto 24%
acreditam que o desempenho dessas economias poderia atrapalhar o Brasil e 9% acreditam que o efeito seria indiferente.
Questões fiscais domésticas entre os maiores riscos.
Entre os riscos elencados para o Ibovespa, 74% dos entrevistados apontaram as questões fiscais domésticas como a principal preocupação, seguidas da política monetária nacional, com 12%.
Expectativas divididas com relação aos efeitos da eleição norte-americana.
Na pesquisa, as respostas sobre os efeitos da eleição nos EUA na economia brasileira ficaram divididas: 37% acreditam que ela poderia ajudar, 33% acreditam que o resultado seria indiferente e 30% acreditam que o resultado poderia atrapalhar.
Expectativa para o fechamento de Nvidia em dezembro de 2025.
A expectativa média para o preço de fechamento de Nvidia no fim de 2025 é de USD120,3/ação, uma queda de 3,01% sobre o nível atual.