Peste suína na China favorece frigoríficos brasileiros
Surto de peste suína prejudica produção de carne de porco na China e eleva preços no comércio global, favorecendo frigoríficos brasileiros
17/03/2023As empresas de frigoríficos tendem a se beneficiar com o novo surto de Peste Suína na China, segundo avaliação dos especialistas do Banco Safra.
Relatório de avaliação do mercado divulgado para clientes do Safra informa que um provável declínio significativo na produção de carne suína da China, se confirmado pode aumentar os preços da carne e o comércio global, o que favorece os frigoríficos.
Saiba mais
- Como escolher o melhor banco para investir com segurança
- Banco Safra reúne assessores de investimentos no Safra Invest Day
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Correto
Há um surto de gripe suína africana em andamento na China que causa preocupação com um declínio significativo na produção de carne suína do país, de acordo com um artigo da Reuters.
Um surto muito grave dizimou o rebanho de suínos da China em 2019, levando a efeitos colaterais nos preços globais da carne e nos volumes de exportação.
Desta vez, a situação não parece ser tão crítica, segundo o Safra. No entanto, pode haver um impacto significativo na produção de carne suína da China, de acordo com
algumas estimativas preliminares, o que pode aumentar os preços globais da carne.
Este pode ser um ponto de inflexão em um momento em que os preços globais estão pressionados por um equilíbrio desfavorável entre oferta e demanda.
BRF deve ser maior favorecida no Brasil com efeito da peste suína na China
Na avaliação do Safra, a BRF é o grupo mais bem posicionado para capturar um potencial declínio na produção de suínos da China (tudo o mais constante) devido à sua exposição direta às vendas de suínos na China.
No entanto, outros frigoríficos como JBS, Minerva e Marfrig também devem se beneficiar devido ao efeito substituição por carne bovina e de frango. Apesar do maior potencial de valorização da BRF e da exposição mais direta aos potenciais benefícios desse surto de gripe suína na China, vemos o JBSS3 e o BEEF3 como opções de
risco-retorno mais atraentes entre os frigoríficos.