close

Petrobras eleva volume de reservas comprovadas

Petrobras estabelece novos recordes anuais de produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões e 3,2 milhões de barris equivalentes de petróleo, respectivamente

Dividendos da petrobras

O Banco Safra destaca que a Petrobras não relatou efeitos significativos nas reservas resultantes de flutuações nos preços do Brent | Foto: Getty Images

A Petrobras (PETR4) divulgou suas estimativas de reservas provadas de petróleo, condensado e gás natural. No final de 2024, as reservas provadas da Petrobras eram de 11,4 bilhões de barris de óleo equivalente (boe), dos quais 9,7 bilhões de boe (85%) de petróleo e condensado e 1,7 bilhões de boe (15%) de gás natural.

Esse montante é resultado de uma produção de 0,9 bilhões de boe em 2024 e adições de 1,3 bilhões de boe. Segundo a Petrobras, essas adições refletem o desenvolvimento dos campos de Atapu e Sépia, bem como o bom desempenho de seus ativos, especialmente os campos de Búzios, Itapu, Tupi e Sépia, localizados na Bacia de Santos.

Saiba mais

O Banco Safra destaca que a Petrobras não relatou efeitos significativos nas reservas resultantes de flutuações nos preços do Brent. A Petrobras alcançou uma taxa de reposição de reservas orgânicas de 154% em 2024. Além disso, a relação entre reservas provadas e produção foi de 13,2 anos (vs. 12,2 anos em 2023).

Comunicado da Petrobras

A Petrobras informa que, em 2024, atingiu todas as metas de produção estabelecidas em seu Plano Estratégico 2024-2028+, dentro do intervalo de ±4%. A produção total de óleo e gás natural alcançou 2,7 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). A produção comercial de óleo e gás natural alcançou 2,4 milhões de boed e a produção de óleo foi de 2,2 milhões de barris por dia (bpd).
 
A companhia estabeleceu novos recordes anuais de produção total própria e operada no pré-sal, com 2,2 milhões de boed e 3,2 milhões de boed, respectivamente. O volume de produção no pré-sal representa 81% da produção total da companhia.
 
Destacam-se, ainda, a entrada em operação de duas novas plataformas em 2024: o FPSO Maria Quitéria, localizado no campo de Jubarte, no pré-sal da Bacia de Campos, cuja previsão inicial era começar a operar em 2025; e o FPSO Marechal Duque de Caxias, no campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos. Ao longo do ano, foi alcançada a capacidade máxima de produção de óleo da plataforma FPSO Sepetiba, no campo de Mero, após oito meses de operação. O ramp up dessas plataformas compensou parcialmente as perdas decorrentes de paradas para manutenção e do declínio dos campos maduros, além do impacto na produção por conta de paradas não programadas determinadas pela ANP e os efeitos da greve do Ibama. Apesar destes fatores externos, a companhia conseguiu fechar o ano de 2024 dentro do planejado.
 
Outro destaque do ano foi o início da operação comercial da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), situada no Complexo de Energias Boaventura (Itaboraí/RJ), em novembro, com capacidade de processar 10,5 milhões de m3/dia de gás, por meio de seu primeiro módulo.
 
Estes resultados foram alcançados graças ao esforço integrado de toda a companhia, reforçando o compromisso da Petrobras com os investidores e com a sociedade brasileira
“.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra