close

Petrobras anuncia venda participação em subsidiária Argentina

Petrobras Operaciones S.A. (POSA), subsidiária integral da estatal na Argentina, detém participação de 33,6% no Campo de Rio Neuquén

Transpetro

A POSA é uma empresa constituída na Argentina e tem como único ativo o campo de Rio Neuquén | Foto: Getty Images

A Petrobras anunciou que vai vender 100% de sua participação acionária na Petrobras Operaciones S.A. (POSA), subsidiária integral da estatal na Argentina e detentora de participação de 33,6% no Campo de Rio Neuquén.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a empresa destaca que a operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade.

Saiba mais:

A POSA é uma empresa constituída na Argentina e tem como único ativo o campo de Rio Neuquén. A Petrobras possui participação na POSA por meio de suas subsidiárias PIB BV (Petrobras International Braspetro B.V.), com 95%, e PVIE (Petrobras Valores Internacionais de España), com 5%.

Subsidiária argentina da Petrobras tem a YPF e a Pampa como sócias

Junto com a POSA, no ativo de Rio Neuquén, também são sócios a YPF S.A (YPF), operadora do campo, com 33,3% de participação, e a Pampa Energia (Pampa), com 33,1%. A produção de Rio Neuquén é majoritariamente oriunda de reservatórios não convencionais (tight gas) das formações Punta Rosada e Lajas.

Em setembro de 2022, a produção da POSA foi de 1,52 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural e 0,7 mil barris diários de óleo, condensado e gasolina.

O documento que contém as principais informações sobre a oportunidade, bem como os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes, está disponível no site da Petrobras. (AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra